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Você sabe quais são as tendências imobiliárias para 2021? A verdade é que o ano de 2020 foi muito complicado para muitas pessoas e, claro, para muitos mercados.

E isto faz com que automaticamente pensemos sobre o próximo ano. Planejamos ações, pensamos em estratégias e visamos o aumento do faturamento. No entanto, será que a sua imobiliária está, de fato, preparada para conseguir vender mais em 2021?

É sobre isso que vamos falar no texto de hoje. Afinal, não basta simplesmente ter centenas de imóveis na carteira. É preciso, também, agir de maneira estratégica e sempre buscando entender o comportamento do consumidor neste novo mercado após a pandemia de Coronavírus.

Se você quer entender como fazer isso e o que considerar para ter sucesso nos próximos doze meses, continue lendo.

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Tendências imobiliárias para 2021 – O que você precisa fazer para vender mais imóveis no próximo ano?

Adequar a sua empresa para as tendências imobiliárias para 2021 é o passo número zero que você precisa dar para começar o ano com o pé direito. Afinal, você não pode deixar para planejar e pensar em estratégias em cima da hora. Os fundamentos precisam começar a ser construídos muito antes.

No entanto, em um ano tão atípico quanto 2020, o que podemos esperar para o próximo ano? Será que o mercado imobiliário vai estar aquecido? Será que a economia vai retrair? Ou será que as pessoas vão preferir esperar para movimentar a economia apenas no segundo semestre?

Há inúmeras lacunas que, infelizmente, ninguém poderá responder. Afinal, ninguém pode prever o futuro. Afirmar qualquer coisa com relação ao futuro seria apenas um exercício de futurologia – algo que não existe.

No entanto, estudar as métricas e entender os movimentos do mercado pode ajudar em alguns indicativos. Separamos uma lista deles para que você tenha um norte. Veja:

  • A tendência é de que o mercado imobiliário em 2021 tenha a força do que seria o ano de 2020;
  • O comportamento do consumidor está em constante mutação – Mas após a pandemia de coronavírus ele poderá mudar ainda mais;
  • Melhore os canais digitais da sua imobiliária a fim de ajudar os prospectos a encontrarem seus produtos favoritos
  • A produção de conteúdo precisa acontecer com uma escala ainda maior pois a internet já é um estilo de vida consolidado;
  • Faça um plano estratégico para prever suas ações em 2021 – Não deixe para realizar as atividades em cima da hora;
  • Foque nas relações humanas e individuais – As pessoas buscam por atendimentos cordiais e não meramente comerciais;

Falaremos sobre cada um dos tópicos acima a partir de agora de uma maneira um pouco mais detalhada. Continue lendo para entender tudo.

A tendência é de que o mercado imobiliário em 2021 tenha a força do que seria o ano de 2020

Uma das tendências imobiliárias para 2021 é o fato de que a força do mercado neste ano, pode representar o que seria a força do mercado em 2020, caso não tivéssemos a pandemia de coronavírus.

Ou seja, com o retrocesso deste ano, o próximo ano terá a tendência de crescer o que deveria ter crescido em seu ano anterior.

Mas o que isto quer dizer? Quer dizer que o mercado imobiliário terá uma condição favorável de rentabilização. A tendência é de que mais imóveis sejam vendidos e mais negócios sejam realizados.

O que não necessariamente significa um crescimento, mas sim, um nivelamento. Afinal, como a queda do setor foi muito brusca no primeiro semestre de 2020, a tendência é de que ele fique nivelado e, com isso, ganhe uma tendência de alta.

O que é ótimo para quem busca a realização de novos negócios, uma vez que um mercado aquecido e favorável torna todas as ações mais fáceis, pois as pessoas estão dispostas a comprar ou movimentar a economia.

Quem dita o ritmo do mercado sempre será o consumidor. E isto vale para qualquer área. Então, se há demanda, certamente há oportunidade. E 2021 pode nos trazer muitas oportunidades.

No entanto, estas oportunidades apenas poderão ser aproveitadas, caso a sua imobiliária esteja em dia com critérios de planejamento e tendências para que, desta forma, você possa aproveitar as demandas.

Para ilustrar isso, vamos entender melhor quais fatores precisam ser considerados para um 2021 mais próspero.

Acompanhe!

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O comportamento do consumidor está em constante mutação – Mas após a pandemia de coronavírus ele poderá mudar ainda mais

Aqui no blog da Ville Imob, já alertamos diversas vezes para a necessidade prestar atenção no comportamento do consumidor no mercado imobiliário.

Afinal, é através do comportamento do consumidor que você poderá ter boas ideias e insights do que fazer e do que não fazer. Quem dita o ritmo do mercado é o consumidor. Pois se não houver demanda, não há vendas.

Partindo deste ponto de vista e deste princípio básico de marketing e vendas, é fundamental que você leve isso em consideração para o ano de 2021.

A pandemia de 2020 mudou a forma como as pessoas se relacionam e fazem negócios. Algumas coisas vão mudar de maneira perene e outras coisas vão mudar de maneira temporária.

Resta você entender cada situação e agir de acordo com o que as pessoas querem e precisam naquele exato momento.

O mercado imobiliário é muito peculiar se comparado com qualquer outro tipo de mercado – coisa que não se deve fazer. Enquanto que a decisão de compra de um produto convencional, como uma cama nova, pode ser rápida, no mercado imobiliário o prospecto pode levar até 2 anos para decidir comprar um imóvel.

Isto em condições normais de temperatura e pressão. Agora, em um ano tão curioso como será o ano após a pandemia, isto pode se alterar facilmente.

E a única maneira de ficar por dentro do que está acontecendo na mente do consumidor, é estudando o comportamento das pessoas com uma frequência regular.

Leia mais: Jornada de Compra de Imóveis – O que é? Importância para o Marketing Digital

planejamento

Melhore os canais digitais da sua imobiliária a fim de ajudar os prospectos a encontrarem seus produtos favoritos

A internet não é mais apenas uma inovação ou uma tecnologia que vai mudar o mundo. Ela já mudou. Já está acontecendo. Já é um estilo de vida e não apenas uma ferramenta.

E isto fará toda a diferença para compreender melhor as tendências imobiliárias para 2021, uma vez que a sua imobiliária precisa urgentemente estar na internet. Caso contrário, ela poderá ficar para trás e, consequentemente, fechar.

Será fundamental que você utilize os canais digitais de uma maneira ampla e eficiente em 2021, como forma de mostrar para as pessoas que você quer, de fato, ajudá-las.

Afinal, muitas empresas foram para a internet em 2020 por conta do coronavírus, mas não vão manter a presença digital pois queriam apenas vender.

Este é um erro muito comum e, infelizmente, fatal. Estar na internet, hoje, não é mais diferencial competitivo. É obrigação de quem busca estar próximo dos prospectos.

Nós já escrevemos um artigo aqui no blog sobre os melhores canais digitais para imobiliárias.

Certamente este guia vai te ajudar a entender melhor o que considerar e o que deixar de lado para trabalhar com a internet de uma maneira mais eficiente e menos egocêntrica, de forma a focar no que é errado (como número de likes ou seguidores).

E por falar em melhorar a sua presença digital através dos canais online, o próximo tópico vai te ajudar a entender melhor como fazer isso na prática.

Continue lendo para entender tudo e já sair deste artigo com trabalho a fazer para 2021. Acompanhe.

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A produção de conteúdo precisa acontecer com uma escala ainda maior pois a internet já é um estilo de vida consolidado

Já entendemos que a internet é um estilo de vida e não apenas uma ferramenta de entretenimento e pesquisa. Ou seja, partindo deste ponto de vista, será muito mais fácil trabalhar na web com o foco que ela tanto pede – que é o longo prazo.

Construir autoridade imobiliária na internet deve ser o lema da sua empresa ou mesmo que você seja um corretor ou corretora autônoma.

Mas, como fazer isso? Como ter presença digital e trabalhar os canais de uma forma efetiva e não focando no que é errado (como os likes)?

Falaremos disso a partir de agora para que você possa colocar a mão na massa ainda hoje. Então, continue lendo.

A internet é feita de conteúdo. Ou seja, quando alguém está na internet, este alguém está buscando por conteúdo. Pode ser com uma pesquisa no Google ou pode ser descendo a linha do tempo de uma rede social.

As pessoas querem ver e consumir conteúdo, assim como acontecia (e ainda acontece) em programas de televisão. As pessoas, ainda hoje, sentam em frente a televisão para consumir conteúdo.

E este será o seu objetivo principal para 2021: produzir conteúdo de uma maneira que ele possa ser escalado e, assim, se aproximar cada vez mais de seus prospectos imobiliários.

Neste caso, contar com uma agência de conteúdo ou com profissionais que entendem do assunto, poderá fazer com que você agilize o processo e foque no que é importante, que é a produção em si.

Veja um exemplo de como produzir conteúdo relevante e que tenha a possibilidade de ser usado como modelo de escala no futuro: imagine que você seja um corretor autônomo e quer atrair prospectos para comprar seus imóveis.

Bem, um conteúdo de valor para atrair estes prospectos pode ser, por exemplo, uma aula de como se planejar financeiramente para comprar um imóvel. Isto fará com que as pessoas aprendam algo (ganhem valor) e construirá a sua autoridade.

Você pode passar esse conteúdo através de lives nas redes sociais e depois transformar cada pedacinho dessa live em conteúdos extras, de forma a ter um conteúdo exponencial.

Esta é uma ótima estratégia de conteúdo para seus canais digitais em 2021 e certamente você ganhará muita relevância no mercado com isso.

fazendo planos

Faça um plano estratégico para prever suas ações em 2021 – Não deixe para realizar as atividades em cima da hora

Infelizmente, uma das coisas mais comuns nas pessoas e empresas no Brasil, é deixar para resolver ou planejar as coisas em cima da hora.

O plano em cima da hora tem algum tipo de valor criativo. Mas ele nunca será superado pelo poder da execução no longo prazo. Elaborar um plano e executá-lo até o fim é o que trará sucesso para a sua imobiliária lá na frente.

Então, não espere 2021 começar para, só então, iniciar um plano estratégico daquilo que você pretende fazer durante os 12 meses. Comece hoje. Comece agora. O futuro vai chegar independentemente de você ter feito ou não um plano.

Então, é melhor que você tenha feito, não é mesmo?

Para elaborar este plano, responda algumas perguntas:

  • Qual será o foco da sua imobiliária?
  • Quem será o público-alvo?
  • Quantos imóveis serão lançados?
  • Quais campanhas de marketing ganharão mais peso durante o ano?
  • Quanto dinheiro será investido em cada uma delas?
  • Que tipo de linguagem sua imobiliária usará em 2021?
  • Quais redes sociais serão utilizadas?
  • Terá um blog imobiliário para atração de público orgânico?

Tudo isso deverá fazer parte de um plano que deve ser iniciado ainda hoje.

Foque nas relações humanas e individuais – As pessoas buscam por atendimentos cordiais e não meramente comerciais

E por fim, uma das maiores tendências imobiliárias para 2021 é, com certeza, o fator humano.

As pessoas estão carentes de bons atendimentos e de empresas que conseguem se conectar de verdade. Hoje, o fator comercial está totalmente em segundo plano – embora ele seja fundamental para manter uma empresa de pé.

No entanto, vender de uma forma humanizada é o que poderá fazer a sua imobiliária escalar. Trate cada um de seus prospectos como únicos. Afinal, eles são únicos.

Chame pelo nome, entenda as necessidades, desejos e anseios de cada cliente e potencial cliente. Isto fará com que você construa algo único e impossível de ser copiado: identidade!

Quando há uma identidade forte e capaz de se conectar com as pessoas, elas não vão querer saber de outra imobiliária, corretor ou corretora.

Elas não vão querer perder mais tempo para encontrar a “solução perfeita”. Elas querem encontrar logo. E quando encontram, não vão largar – desde que você faça sua parte com um ótimo atendimento e uma conexão humana única.

Boas vendas em 2021!