O Home Equity nos últimos anos veio ganhando um espaço no Brasil. Tradicionalmente no mercado europeu e americano o home equity veio como uma proposta de alternativa de crédito pessoal no mercado brasileiro.

Entenda o que é Home Equity.

Segundo o blog Banco BMG, é uma modalidade que abrange a utilização do imóvel como garantia de crédito, que vem se solidificando no portfólio das instituições brasileiras e atraindo consumidores que encontram vantagens competitivas nesta linha de crédito, como menores taxas de juros e melhores prazos para o pagamento.

Basicamente é uma linha de crédito para pessoa física e traz uma garantia do empréstimo o imóvel do credor. De acordo com o InfoMoney é visto por muitos bancos como um “Refinanciamento de imóveis” e por ter taxas que são atrativas e com prazos mais estendidos, tem-se mostrado interessante para o consumidor que precisa de um empréstimo com valor alto e que podem dar como garantia um imóvel que esteja quitado.

Como funciona o Home Equity ou financiamento?

Se você está precisando de um crédito com um valor muito alto e não sabe como consegui, basta ter um imóvel quitado ou em fase de término do financiamento e dar como garantia ao banco.

Seguinte, o banco empresta a quantia que você precisa, em troca utilizar o seu imóvel ( quitado) como garantia do seu pagamento pelo crédito emprestado com taxas menores em relação a outros métodos de empréstimos que existem no mercado.

De acordo com o blog Lopes o valor é liberado em conta corrente e pode ser utilizado livremente pelo cliente, como:

  • Investimento em educação
  • Viagens
  • Pagamento de inadimplências
  • Reformar e construções e outros
  • Empreendorismo

Enfim, não há restrições para usufruir no valor emprestado.

 imob-v30-728x90-post

Quem pode contratar o Home Equity?

Qualquer pessoa que possui um imóvel nas condições estipuladas pode contratar. Cada banco possui suas regras, ser maior de 18 anos e ter um imóvel é uma das principais questões.

Alguns bancos, segundo o blog Click Habitação, principalmente os privados, só oferece o crédito para clientes de contas premium e limitam a idade. Para saber melhor sobre esse procedimento é interessante entrar em contato com o banco que deseja contratar o home equity.

Esse tipo de financiamento é uma questão que deve ser pensada com muita atenção e cautela, colocar o seu imóvel como garantia de um “financiamento” requer muita responsabilidade, apesar dos juros ser atrativos (baixos) a sua atenção tem que ser redobrada. Antes de fechar, análise as taxas e o montante oferecido.

Sabrina Rozindo
Depto de Marketing – Software ERP ville Imob
uma solução da villevox Comunicação e Marketing

Posts relacionados