Em meio à correria do dia a dia, quase todos os profissionais autônomos, como é o caso dos corretores de imóveis, nem conseguem arranjar um tempo para pensar e planejar sua aposentadoria. Mas, uma hora ou outra, o corpo já não consegue mais acompanhar o ritmo de trabalho e exige um descanso.

No Brasil, para você conseguir manter um bom padrão de vida depois da aposentadoria, é preciso começar um planejamento o quanto antes, de preferência para ontem, ainda mais se você for um profissional autônomo. Aqui, apresentamos cinco dicas para você controlar os seus ganhos no mercado imobiliário. Agora, a partir delas, fica mais fácil planejar o seu futuro como aposentado.

Corretor, planeje o seu futuro e garanta uma boa aposentadoria para você e para a sua família logo abaixo:

Invista hoje, colha os frutos amanhã

Nós sabemos que não é fácil ter que retirar, mês a mês, uma fatia considerável do seu salário para ser recompensado só daqui a 30 ou mais anos. Levando em consideração também que, o corretor de imóveis em um mês pode realizar uma boa venda e outro mês não.

Apesar disso, as principais dicas aqui são: quando realizar aquela grande venda no mês retire uma porcentagem boa dessa comissão e quanto mais cedo você começar a poupar o seu dinheiro, maior será o seu rendimento ao longo dos anos e, portanto, maior o valor da sua aposentadoria.

É importante que não haja desistência, manter o foco nesse objetivo é de extrema importância, lembre-se sempre que é o seu futuro que está jogo. É claro, você não deve contribuir com todo o seu dinheiro obtido no mês, apenas uma porcentagem considerável.

Tendo consciência disso, o próximo passo é analisar e estudar qual é a melhor previdência para você aplicar o seu dinheiro. Não pense que só existe a previdência social para você poupar suas economias, as instituições privadas também oferecem planos que podem ser até mais vantajosos.

imob-v30-728x90-post

Como funciona a Previdência social (INSS)

Uma pessoa física não é obrigada a contribuir para a previdência social. A partir do momento que se inicia a contribuição, a aposentadoria pode vir por meio da idade, segundo o Extrato INSS. Nesse caso, os homens, a partir dos 65 anos, e as mulheres, a partir dos 60 anos que pagou 180 parcelas ao longo da vida (equivalente há 15 anos), têm direito à aposentadoria. A possibilidade da aposentadoria também pode ser por tempo de contribuição: homens (35 anos) e mulheres (30 anos).

Segundo o VivaCorretor, como profissional liberal, a taxa de contribuição é de 20% sobre os ganhos do seu trabalho. Dessa forma, você ganha alguns benefícios, como pensão por morte e salário-maternidade.

Quanto à aposentadoria que você vai receber, há alguns critérios. De acordo com ZH Economia, se você aplicar, mensalmente, 200 reais a partir dos 21 anos, a sua renda mensal futura fica na faixa dos 1,6 mil reais. Agora, se você poupar, mês a mês, os mesmos 200 reais a partir dos 25 anos, a renda mensal futura será menor: 971 reais. Portanto, quanto antes, melhor.

Conheça alguns planos de previdência privada

Como falamos anteriormente, as instituições privadas fornecem alguns planos de previdência. O Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) e o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) são algumas dessas modalidades.

Segundo o ZH Economia, o Vida Gerador de Benefício Livre (VGBL) é uma modalidade indicada para quem declara o Imposto de Renda simplificado ou é isento. Não é possível deduzir os aportes na declaração. No entanto, no momento do recebimento do benefício, o IR incide apenas sobre os rendimentos, e não sobre o valor total aplicado.

Já o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é ecomendado para quem declara o Imposto de Renda pelo formulário completo. O poupador pode deduzir anualmente as contribuições, até o limite de 12% da renda. Dá um fôlego para quem deposita, no entanto o IR incidirá, no momento do resgate, sobre o valor total acumulado.

Agora que você já sabe os tipos de previdências e como iniciar sua aposentadoria, basta realizar as contas e conversar com algum consultor antes de escolher o melhor plano, mas não deixe para pensar nisso só daqui a uns anos. Comece agora mesmo!

Posts relacionados