27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

Fazer uma biografia para Instagram parece a coisa mais fácil do mundo: tudo que você precisa fazer, é digitar alguma coisa ali, colocar algumas informações e pronto.

No fim das contas, é isso mesmo. Só que se você não pensar de maneira lógica e racional sobre o que está colocando na biografia do seu perfil, ele estará automaticamente anulado.

Afinal, é ali que estarão todas as informações mais importantes do seu negócio imobiliário. Não é um local para fazer as pessoas perderem tempo e muito menos se frustrarem.

Elas precisam ter a sensação de que estão no lugar certo, na hora certa. E se o seu perfil não atrair este tipo de sensação para o seu público-alvo específico, será apenas mais um perfil de Instagram.

Mas não se preocupe. Fazer uma boa biografia para Instagram de corretor de imóveis não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com alguns métodos, os gatilhos mentais corretos, sensibilidade e elementos de copywriting imobiliário, você atrairá as pessoas certas para seu plano de negócios.

E nós vamos te ajudar a fazer isso a partir de agora! Portanto, continue lendo.

Biografia para Instagram de corretor de imóveis – Como fazer corretamente e o que precisa ter?

biografia para instagram

Fazer uma biografia para corretor de imóveis não é difícil.

No entanto, você precisa ter em mente que este é um local ultra especial. É ali que uma pessoa vai tomar a decisão ou não de passar a acompanhar o seu perfil.

Afinal, é como se fosse uma apresentação que precisa necessariamente dizer muito sobre você, mas em poucas palavras.

Portanto, a primeira dica, é: seja objetivo. Não enrole. Diga o que a pessoa vai encontrar naquele perfil e diga como você vai ajudá-la. Se você colocar somente isso, de maneira sucinta e objetiva, é garantido: a biografia vai ter um efeito fantástico de segmentação de público-alvo.

Ou seja, somente as pessoas que você quer que comecem a te seguir vão, de fato, te seguir. E para que o processo fique ainda mais completo, é importante seguir alguns métodos para fazer com que a bio do Instagram seja efetiva. Veja:

  • Tudo começa com um plano de marketing e a estruturação do funil de vendas;
  • Pense no seu negócio/produto/serviço em cinco ou seis palavras;
  • Utilize palavras-chave que sejam relevantes para o seu nicho;
  • Coloque um contato claro e objetivo com foco no seu objetivo de marketing;
  • Tenha um link tree para que as pessoas acessem mais dados sobre você;

Se você achou confuso ou não sabe muito bem por onde começar, não se preocupe: vamos explanar cada item a partir de agora. Continue lendo e se aprofunde no assunto!

Tudo começa com um plano de marketing e a estruturação do funil de vendas

biografia para instagram

O que uma biografia para Instagram de corretor de imóveis tem a ver com um plano de marketing e um funil de vendas? Na teoria, nada. Mas na prática, tudo!

Pense que a biografia do Instagram é a ferramenta que você tem para dizer aos seus seguidores sobre o que se trata o seu perfil. Ou seja, somente com isso, você já tem o poder de segmentar o público: só vai te seguir, quem tem interesse no assunto.

E do ponto de vista de marketing, isto é fantástico, pois você estará falando com pessoas que querem te ouvir. Ou seja: a biografia no Instagram tem tudo a ver com marketing!

Para que a biografia funcione corretamente para você, é importante ter em mente que ela deve cumprir alguns objetivos. Veja abaixo algumas perguntas que você precisa responder para fazer uma boa biografia para Instagram de corretor de imóveis:

  • Quem é o público que está no Instagram?
  • Em que fase do funil de vendas está o público do Instagram?
  • Que tipo de ações você quer que seu público tome a partir de um conteúdo seu?

Vamos explicar em detalhes como responder cada pergunta acima em formato de biografia. Continue lendo.

Quem é o público que está no Instagram?

Você precisa saber quem é o seu público-alvo.

E esta resposta precisa ser muito específica, sem pulverizações. Ou seja, o seu público-alvo não pode ser todo mundo. Precisa ser apenas algumas pessoas específicas, que se encaixam no seu plano de marketing, de acordo com os produtos que você tem e quer vender.

  • Exemplo de público-alvo correto: homens e mulheres, de 40 a 60, que buscam uma casa de campo para passar as férias e fins de semana;
  • Exemplo de público-alvo errado: homens e mulheres, de qualquer idade, que buscam uma casa para comprar.

Ambas ideias correspondem a público-alvo. Mas uma é muito mais específica do que a outra. E na internet, quanto mais específico você for, melhor. Afinal, não há como abraçar o mundo, não é mesmo?

ville Imob

 

Em que fase do funil de vendas está o público do Instagram?

A segunda pergunta que você precisa responder para escrever uma biografia para Instagram de corretor de imóveis, é: em que fase do funil de venda estão as pessoas que você quer atrair?

  • Topo de funil: não sabem muito bem o que querem;
  • Meio de funil: já sabem o que querem, mas ainda não acharam a oferta ideal;
  • Fundo de funil: já sabem o que querem, já acharam uma boa oferta e estão praticamente comprando;

Este é um panorama geral do que é um funil de vendas imobiliário. No entanto, você precisa adaptá-lo a sua realidade, ao seu plano de marketing e, claro, ao nível de funil que o público está.

Desta forma, conte com o sistema da Ville Imob para concentrar e armazenar estas informações para que sempre estejam a mão.

Que tipo de ações você quer que seu público tome a partir de um conteúdo seu?

E por fim, a sua biografia precisa iniciar algum processo de conversão. Pode ser uma compra ou apenas uma visita em algum imóvel a venda: mas ela precisa converter.

Portanto, você precisa saber exatamente que tipo de ações o seu público deve tomar a partir de cada conteúdo que você publicar.

Por exemplo, se você faz um vídeo sobre um imóvel e convida as pessoas a marcarem uma visitação, a sua biografia precisa ter informações sobre como fazer este agendamento.

É como se a biografia fosse um alvo: a partir de cada conteúdo que você publica, você direciona as pessoas para executarem uma ação na sua biografia: clicar em algum link, chamar em algum WhatsApp, assistir algum vídeo, etc.

Pense no seu negócio/produto/serviço em cinco ou seis palavras

biografia para instagram

Uma das coisas mais importantes que você pode e precisa fazer na sua biografia para Instagram de corretor de imóveis, é ser sucinto. Ou seja, você não pode fazer rodeios e escrever um monte de coisas que não vão gerar conexão com ninguém.

E aqui, é muito importante que você já tenha um objetivo muito claro para a ferramenta de marketing chamada Instagram. Caso não tiver, a sua biografia não será objetiva e muito menos efetiva.

Mas, o que podemos fazer para deixar uma biografia de Instagram sucinta e objetiva?

A primeira coisa, é pensar no seu negócio ou serviço e traduzi-lo em pouquíssimas palavras. Mas não use palavras bonitas e difíceis. Pelo contrário: diga exatamente como o seu produto, serviço ou negócio vai ajudar quem resolver seguir o perfil.

Se você é corretor de imóveis de luxo, coloque na biografia: “Corretor de imóveis de luxo”. Se isto estiver condizente com seu plano de marketing e com o posicionamento que você quer criar, não há porque colocar mais informações do que isso.

Ou, poderia deixar ainda melhor: “Eu ajudo você a encontrar imóveis de luxo”.

Assim você deixa ainda mais claro como este perfil será útil para as pessoas. Somente quem tiver um real interesse no seu conteúdo, vai seguir o perfil. Lembre-se que para converter na internet não precisamos de quantidade. Mas sim, qualidade.

Inclusive, já falamos sobre isso neste artigo aqui: Instagram Imobiliário para além dos likes – Veja porque os likes não importam para sua imobiliária.

Isto parece até óbvio, mas acredite: há que não faça, pois é muito fácil cair na armadilha da generalização.

Como na internet a gente pode alcançar praticamente qualquer pessoa, isto gera uma sensação de que podemos falar com todo mundo. Do ponto de vista técnico, até podemos. Mas do ponto de vista de efetividade e de marketing, é inviável.

É muito importante buscar uma segmentação muito clara já no início do perfil. Ou pelo menos, no início da gestão profissional do perfil. Isto facilitará muito o seu trabalho no longo prazo, pois todos os seguidores estarão lá por algum motivo – e não serão apenas um número frio.

Biografia para Instagram – Utilize palavras-chave que sejam relevantes para o seu nicho

biografia para instagram

Você já ouviu falar de SEO?

O SEO – Search Engine Optimization – é um método de otimização de conteúdos na internet, para que eles sejam apresentados para quem estiver procurando pelo assunto.

Por exemplo, se você tem um site imobiliário e quer que este site apareça no Google, deverá trabalhar o SEO, de forma a otimizá-lo com palavras-chave para o motor de busca (Google).

Assim, quando alguém buscar por algum termo que esteja relacionado a sua imobiliária, o seu site será recomendado nos resultados da busca.

No entanto, o SEO pode ser aplicado para além de um site imobiliário. Você pode usá-lo, também, em suas redes sociais. E o Instagram é um dos melhores lugares para isso, pois o Google consegue buscar resultados, inclusive, dentro do Instagram.

E de onde vem estas informações? Da biografia!

Portanto, coloque palavras-chave que sejam relevantes ao seu produto ou negócio. Pense com a cabeça de quem está procurando um conteúdo que você tem a oferecer. O que as pessoas buscam para encontrar o conteúdo que você produz?

Por exemplo, se você vende imóveis de luxo, é fundamental que você coloque claramente na biografia do Instagram que você é um corretor de imóveis de luxo. Pois quando alguém buscar por isso no Google ou dentro do próprio Instagram, vai encontrar seu perfil.

Quanto mais você “pensar com a cabeça do usuário” para produzir conteúdo para o seu Instagram, maiores são as chances de o perfil crescer de maneira orgânica. Esta dica vale para tudo, não só para a otimização da biografia, ok?

Coloque um contato claro e objetivo com foco no seu objetivo de marketing

Uma dica importantíssima para a biografia para Instagram de corretor de imóveis, é: coloque contatos. Porém, cuidado para não pulverizar. De preferência, deixe apenas um contato que seja acessível para todas as pessoas.

Pode ser o melhor contato que você tem, desde que todas as pessoas possam usar o canal para falar com você.

Muitas vezes, um número de WhatsApp claro e objetivo, é melhor do que um link com vários contatos diferentes. Você não pode gerar dispersão no foco das pessoas.

Concentre-se em fazer as pessoas entrarem em contato de maneira rápida, sem ter que pensar demais. Colocar dificuldades, como três, quatro ou cinco contatos diferentes, pode fazer a pessoa sequer entrar em contato, pois isto pode assustar.

O objetivo do Instagram não é ser uma lista telefônica.

Mas sim, um local que as pessoas encontram potenciais ajudas, com perfis específicos para os mais diversos nichos.

Então, dizer como você vai ajudar a pessoa e deixar um bom contato muito claro para que a pessoa busque ajuda, é o melhor que você pode fazer!

E, claro, uma ótima dica para armazenar e organizar estes contatos que vão chamar pelo Instagram, é com o software da Ville Imob. Clique aqui para conhecer e fazer um teste grátis!

Biografia para Instagram – Tenha um link tree para que as pessoas acessem mais dados sobre você

E por fim, você ainda poderá potencializar a sua biografia para Instagram, com um link para acesso rápido a vários conteúdos. Os famosos link tree, ou árvore de links, serve para que as pessoas encontrem tudo que elas precisam, em apenas uma página simples e rápida, com vários links de acesso instantâneo.

No link tree, você pode colocar seu canal do YouTube, seu site, um link para cadastro em newsletter ou o que o seu plano de marketing (sempre ele) pedir que você faça.

Montar uma boa biografia para Instagram de corretor de imóveis é fundamental para segmentar e atrair as pessoas certas para o seu negócio imobiliário.

Lembre-se: você precisa focar em qualidade, não em quantidades. Ter 100 seguidores onde 10 compram, é melhor do que ter 1 milhão de seguidores onde ninguém compra.

Boas vendas!