Escolher uma boa agência de publicidade para imobiliária nem sempre é tarefa fácil. Afinal, uma série de fatores estão diretamente relacionados com a escolha. E para que a escolha seja definitivamente produtiva e positiva, estes fatores precisam ser entendidos de uma forma profissional.

No texto de hoje, vamos entender melhor como é o processo de contratação de uma agência de publicidade para imobiliária, quais critérios considerar e, assim, poder entender se o preço é alto ou baixo. E tudo isso, partindo de princípios básicos, como a sua necessidade primordial e prioritária naquele momento.

Contratar uma agência de publicidade não é um bicho de sete cabeças. Mas, você também não pode simplesmente contratar qualquer uma. É preciso, sim, entender do negócio de uma forma que a decisão passe por uma linha racional e não puramente emocional. Entenderemos tudo a partir de agora.

Vamos lá?

agência de publicidade para imobiliária

Agência de Publicidade para Imobiliária – Como escolher a certa?

Para escolher a agência de publicidade para imobiliária que de fato “combine” com sua empresa, é preciso fazer um grande estudo no mercado.

Com poucos cliques, hoje você encontra inúmeras agências na internet. Algumas perto de você, outras nem tanto. Mas, o fato é que a oferta é muito grande e, consequentemente, a qualidade dos trabalhos também acaba sendo melhor.

Fazer publicidade online ou offline para as imobiliárias tem se tornado uma prática cada vez mais importante para concorrer no mercado.

E a verdade é que existem muitas ferramentas hoje que podem te ajudar. Mas, nenhuma ferramenta é capaz de oferecer recursos tão bons quanto uma agência com profissionais qualificados.

Afinal, o feeling e o timing de determinadas situações, somente serão acertados caso haja um alinhamento com o mercado, com a concorrência e com o público-alvo.

E, para isso, nada melhor do que unir o útil ao agradável, não é mesmo? Ou seja, unir sua expertise de mercado imobiliário, com a expertise de profissionais antenados em tendências e ações para alavancar as vendas.

Para te ajudar com a escolha, separamos um passo a passo muito prático. Ainda hoje você poderá tomar uma decisão, caso já tenha algumas opções na mesa. Veja:

  • Como saber se sua imobiliária precisa de uma agência de publicidade?;
  • Entenda suas necessidades e procure por ofertas dentro disso;
  • Veja o portfólio da agência para tomar sua decisão;
  • Verifique a forma de pagamento dos serviços – Saiba o que você está pagando;
  • Mensure resultados para poder seguir um caminho vencedor;

Entenderemos cada um destes tópicos a partir de agora, de forma detalhada. Acompanhe!

agência de publicidade para imobiliária

Como saber se sua imobiliária precisa de uma agência de publicidade?

O primeiro passo é, de fato, entender se você precisa de uma agência de publicidade para imobiliária. Afinal, nem todos os tipos de negócios se encaixam dentro dos critérios para se ter uma agência. Mas, quais critérios são estes? São inúmeros! Entre eles, os seguintes:

  • Vendas no varejo;
  • Lançamentos imobiliários;
  • Grande carteira de produtos;
  • Volume relativamente alto de vendas;
  • Equipe de marketing dedicada;

Mas, caso sua imobiliária não se enquadre neste perfil, significa que ela não precisa dos cuidados de uma agência? Não. Significa que você pode optar por outras alternativas, como por exemplo, profissionais liberais que possam atender demandas pontuais.

Assim, você garante uma otimização máxima do seu orçamento e, com isso, seu crescimento acontece aos poucos, mas com equilíbrio.

Porém, aqui entra um ponto muito interessante: hoje em dia, há inúmeros tipos de agências no mercado. Há as grandes, as médias e as pequenas.

E há também aquelas que são sob-medida para o seu negócio. E isto é ótimo, pois você poderá receber um trabalho de qualidade, sem ter que investir um valor completamente fora da sua realidade.

Em resumo, você precisa encontrar seu espaço e a agência certa. E os próximos tópicos certamente te ajudarão com isso. Acompanhe!

Entenda suas necessidades e procure por ofertas dentro disso

O segundo critério para escolher uma boa agência de publicidade para imobiliária, é entender as suas necessidades. Isto parece óbvio, mas acredite: poucas pessoas, de fato, o fazem.

Entender as necessidades é muito mais uma questão de interpretar o seu plano de negócios e fazer projeções de objetivos e metas. E, em cima destes critérios, você poderá gerar demandas que podem ser atendidas de uma forma profissional e qualificada.

Por exemplo, se você está prestes a lançar um imóvel em determinada cidade e precisa iniciar a campanha de vendas, saiba que uma agência será de grande valia. Afinal, muitos trabalhos precisarão ser feitos antes mesmo de a primeira peça ir para a rua.

Então, você pode contratar a agência de forma pontual para este trabalho, ou de forma mensal, pagamento um valor fixo por mês para receber os trabalhos dentro de suas necessidades. Tudo vai depender da quantidade de trabalho e do seu orçamento.

Por isso, esqueça o hoje e o ontem. Foque no amanhã e, com isso, você conseguirá traçar objetivos e metas de acordo com as projeções do seu negócio. Quanto mais organizadas forem suas necessidades, menos a agência cobrará e melhor distribuídos serão os seus recursos. Tenha sempre isto em mente!

agência de publicidade para imobiliária

Veja o portfólio da agência para tomar sua decisão

Outro ponto essencial e fundamental para quem busca contratar uma agência de publicidade qualificada é, claro, analisar o portfólio da mesma.

Afinal, é no portfólio que estarão os melhores trabalhos desenvolvidos pela empresa. E com base nisso, você poderá determinar se vale ou não o investimento.

Mas aqui, é importante observar um detalhe. Muita gente se confunde na hora de analisar um portfólio de agência, achando que no portfólio precisam ter trabalhos iguais ou semelhantes ao que você pretende fazer.

Ou seja, não é porque a agência nunca atendeu uma imobiliária, que ela não terá capacidade de atender a sua, ok?

Agências de publicidade são profissionais e os trabalhos realizados são com base em necessidades e objetivos. Ou seja, elas estão aptas a realizar uma série de serviços.

A melhor recomendação, é: converse, analise, marque reuniões, faça comparativos, ouça propostas, etc. Quanto mais você sentir o profissionalismo da agência, melhor.

O portfólio ajuda. Mas não julgue somente por ele. Há muitas agências boas no mercado que talvez não tenham o portfólio mais “lustrado” da prateleira. E há muitas agências ruins que “lustram” seus prêmios e trabalhos mais do que eles realmente são, somente para poder cobrar mais.

Cuidado com isso!

Verifique a forma de pagamento dos serviços – Saiba o que você está pagando

Outro ponto fundamental para que você possa escolher uma boa agência de publicidade para sua imobiliária, é tomar cuidado para entender o que você está pagando.

Por isso, tenha um relacionamento próximo com o atendimento da agência. Saiba como é a precificação e mantenha o controle dos gastos.

Há duas maneiras de uma agência cobrar pelos trabalhos realizados. A primeira delas, é o fee mensal. Aqui, a agência cobrará por mês um valor fechado para realizar os trabalhos e demandas estipuladas por contrato.

A outra forma de cobrança, é através de trabalhos feitos. Aqui, sua imobiliária será cobrada a cada serviço que a agência prestar.

Há vantagens e desvantagens em ambas as situações. Se você precisar apenas de trabalhos pontuais, não vale o investimento mensal. Agora, se você tiver muitos trabalhos no mês, vale a pena pagar um valor fechado, pois os valores individuais geralmente são mais altos.

Por isso, novamente: reuna-se com o atendimento da agência em questão, deixe estes assuntos claros e coloque na ponta do lápis para entender o que você pode fazer.

E detalhe: nunca deixe de negociar! Sempre peça um desconto com base em algum argumento válido. Nunca peça desconto sem argumentar. Isto tirará seu poder de convencimento.

Leia também: Gestão financeira para corretores autônomos

agência de publicidade para imobiliária

Mensure resultados para poder seguir um caminho vencedor

E por fim, uma das dicas mais importantes para escolher uma boa agência para sua imobiliária: ela precisa te ajudar na mensuração de resultados! Muitas vezes, você terá que pagar para que haja esta mensuração. Afinal, este é um trabalho separado e que precisa ser realizado pela agência para fornecer dados e estatísticas para você, do que aconteceu ou não na campanha.

Mas, nunca deixe de questionar este tipo de situação. Ou seja, busque entender se a agência tem comprometimento com entrega de resultados, ou apenas realiza serviços aleatórios para cumprir tabela. Mas, muito cuidado para não confundir e trocar responsabilidades, ok?

Afinal, uma agência não é a salvadora da pátria. Ela apenas ajuda a resolver demandas que sua equipe de marketing e planejamento criam. Ou seja, a responsabilidade por um anúncio vender ou não, é muito mais de quem o planejou, do que quem o executou. Lembre-se sempre disso.

Escolhi a agência – E agora?

Até aqui, entendemos alguns dos critérios mais importantes para você encontrar uma boa agência de publicidade para imobiliária. Mas, e depois da escolha, o que precisa ser feito? Quais caminhos seguir? Como organizar a imobiliária para lidar com o novo prestador de serviços?

Separamos uma lista de itens que são indispensáveis para que o relacionamento entre agência e imobiliária seja produtivo e rentável. Afinal, lembre-se do que mencionamos antes: a agência não é salvadora da pátria. Ela ajuda, mas é você quem dita as regras do jogo e gera as demandas!

Tenha em mente isto aqui para lidar bem com a agência:

  • Tenha uma equipe de marketing para lidar com a agência;
  • Tenha um planejamento que permita realizar as ações com tempo;
  • Faça um briefing completo para não ocorrer retrabalhos;
  • Respeite os profissionais da agência – Eles sabem o que estão fazendo;
  • Saiba liderar a agência – Entender do processo é importante;

Falaremos sobre cada um destes itens a seguir. Acompanhe!

Tenha uma equipe de marketing para lidar com a agência

O primeiro passo para lidar bem com a imobiliária é, de fato, ter uma equipe de marketing. O marketing é a ligação entre a demanda e a execução. Ou seja, é com esta equipe que todos os trabalhos realizados pela agência poderão, de fato, ser realizados.

O marketing imobiliário precisa ser guiado por um plano de médio e longo prazo. Ou seja, você precisa saber onde quer chegar no fim do ano, e não elaborar uma ação da noite para o dia, esperando que ela dê resultados extraordinários.

Quanto mais paciência e calma você tiver e entender que sua imobiliária crescerá com o tempo, melhores serão os resultados que a agência poderá entregar.

agência de publicidade para imobiliária

Tenha um planejamento que permita realizar as ações com tempo

Esta é uma dica essencial para lidar bem com a agência. Dê tempo para ela trabalhar! E, para isso, você precisa ter um plano de marketing montado de forma inteligente e visando sempre objetivos no horizonte.

Então, se você precisa que uma campanha esteja rodando no dia X, coloque isso na agência com pelo menos 2 semanas de antecedência.

Caso contrário, você terá que gastar ainda mais com orçamentos urgentes. Afinal, as agências cobram a mais para parar tudo que estão fazendo para atender uma pauta urgente.

Organização gera otimização de recursos. Lembre-se disso!

Faça um briefing completo para não ocorrer retrabalhos

Outro quesito importantíssimo que precisa ser considerado depois que você contratar a agência certa, é entender a importância de fazer um bom briefing para cada trabalho. E isto, claro, sua equipe de marketing precisará dominar.

Um bom briefing é aquele que compreende toda a necessidade da demanda, os objetivos, público-alvo e prazos. Com isto, a agência certamente poderá fazer um trabalho muito mais profissional e dirigido. Logo, menos retrabalho vai haver.

Respeite os profissionais da agência – Eles sabem o que estão fazendo

E por fim, sempre respeite os profissionais da agência. Isto parece óbvio, mas acredite, poucas pessoas o fazem. Ou seja, as pessoas que estão na agência sabem o que estão fazendo.

Por mais que você possa não gostar de uma cor ou outra (exemplo), elas foram usadas por um motivo.

Busque sempre uma explicação racional para cada peça ou trabalho feitos. Quanto mais embasamento tiver, mais fácil será para você aceitar e aprovar algum projeto.

Mas, claro, desde que esteja dentro do briefing e compreendendo todas as necessidades da sua imobiliária.

Conte com a Ville Imob para te ajudar com ferramentas profissionais para deixar sua imobiliária ainda mais vencedora!