27 3262-0877 - WhatsApp: 27 99748-7465 [email protected]

Se você já buscou alguma vez por Proptechs Brasil, certamente já ouviu falar sobre este tipo de negócio e como eles estão se desenvolvendo no país.

No entanto, se você nunca ouviu falar sobre isso ou mesmo quer se aprofundar no assunto, no artigo de hoje, vamos desmistificar e entender melhor como estas empresas de tecnologia estão cada vez mais inseridas no contexto imobiliário e porque você deveria prestar atenção nelas para poder continuar crescendo.

Acompanhe!

Proptechs Brasil – Antes de mais nada, o que são elas?

As Proptechs Brasil nada mais são do que um grupo de empresas que se encaixam no contexto do mercado imobiliário, para oferecer soluções digitais e tecnológicas para quem precisa comprar, vender ou realizar algum tipo de serviço no ramo.

Ou seja, são empresas de tecnologia que buscam oferecer uma série de soluções integradas ao mercado imobiliário para vários tipos de públicos e para vários tipos de demandas.

De maneira geral, são as startups do ramo imobiliário!

De acordo com um levantamento da ABStartups, o Brasil conta com cerca de 111 Proptechs, que estão espalhadas nos mais diferentes nichos imobiliários e que oferecem as mais diferentes soluções para compradores e vendedores.

Por mais que pareçam muitas empresas, saiba que isto representa apenas 1% de todo o ecossistema de startups no Brasil. Ou seja: há um mercado enorme, ainda, a ser explorado.

Só que, obviamente, este é um dado que está em constante desenvolvimento e crescimento. Algumas empresas especializadas no assunto dizem que, hoje, mais de 700 proptechs estão ativas no Brasil – o que é um número muito maior do que as 111 que a ABStartups considera como ativas.

O grande problema para o desenvolvimento destas empresas no ecossistema imobiliário brasileiro, é a questão da burocracia para a realização de vendas e aquisições. Isto, claro, impacta diretamente no desenvolvimento da tecnologia em si.

Só que, ao mesmo tempo, é uma oportunidade gigantesca para que as Proptechs Brasil encontrem novos produtos e soluções para facilitar o dia-a-dia de quem trabalha no mercado imobiliário.

Ou seja: eles são especialistas em unir o útil ao agradável, através de algoritmos poderosos que fazem o trabalho pesado que, recorrentemente, ficaria nas mãos de um ser humano.

banner ville Imob

 

Por que as Proptechs são o futuro (presente) no ramo imobiliário

A internet, hoje, faz com que o mundo seja globalizado. Para quem nunca terá a oportunidade de pisar em outro país, por exemplo, o Google Street View dá a possibilidade de fazer uma viagem virtual altamente imersiva – e podemos ver monumentos e locais turísticos que só víamos em filmes.

Só que o uso expressivo da tecnologia não está só voltado para as empresas que nasceram junto com a internet (como o Google). Está, também, disponível para todos aqueles que querem usá-la para construir valor, produtos e soluções em mercados diferentes.

E é justamente isso que acontece com as Proptechs Brasil: é uma grande oportunidade de melhorar o mercado imobiliário, através da inteligência artificial e tecnologia em geral.

Esta é a resposta para a pergunta neste subtítulos: as Proptechs Brasil serão o futuro (e já são o presente) no ramo imobiliário, pois elas terão o poder de fazer coisas que nós, humanos, não temos. Uma série de facilitadores são desenvolvidos e, com isso, o mercado é igualmente expandido.

Como já vimos anteriormente, no Brasil, as Proptechs representam cerca de 1% de todo o ecossistema de startups. E isto é um número muito baixo, principalmente pelo fato de que o mercado imobiliário movimenta bilhões de reais todos os anos. Ou seja, tem muito dinheiro no mercado para ser explorado.

Em um levantamento da Terracotta Ventures, empresa focada no investimento destas empresas de tecnologia imobiliária, estima-se que a grande maioria das Proptechs Brasil estão na área de jornada de aquisição do cliente, cerca de 31,5% delas. 26,8% delas, estão no ambiente de obra e 8,25% estão na fase de projetos.

O grande problema para algumas Proptechs, está sendo a taxa de mortalidade. Infelizmente, cerca de 16% das empresas neste ramo não conseguiram levar o projeto para frente, entre 2019 e 2020 (dado também da Terracotta).

Ou seja: há ainda muito a ser explorado para construção de valor, novas ideias e novas experiências de compra, venda e prestação de serviços.

Leia também: O que é business intelligence para o mercado imobiliário?

Proptechs Brasil – Conheça algumas empresas que estão se destacando

Até aqui, já entendemos o que são as Proptechs Brasil e como elas funcionam. Basicamente, entendemos que são empresas de tecnologia (startups) voltadas para o mercado imobiliário.

Mas muito além de empresas de compra e venda (como os famosos portais), elas são empresas que visam ajudar o mercado nas mais diferentes necessidades.

Afinal, você sabe: o mercado imobiliário não é feito apenas de pessoas que buscam imóveis para comprar e pessoas que querem vendê-los. Há muitas entrelinhas neste processo que, eventualmente, sequer são levadas em consideração por quem já trabalha na área.

E quando a solução em tecnologia é apresentada, é como se fosse uma descoberta incrível.

Por isso, vamos entender melhor como funcionam algumas das principais Proptechs Brasil nos mais diversos ramos imobiliários, sempre voltados a boa experiência do cliente e a geração de vendas. Veja a lista:

  • CrediHome
  • Fix
  • Urbit
  • CredPago
  • RuaDois
  • Elephant Skin
  • Ville Imob

Conhece alguma dessa lista? Se não conhece, não se preocupe. Falaremos especificamente sobre cada uma delas a partir de agora.

Portanto, continue a sua leitura e se aprofunde no assunto. Quem sabe, você já poderá contratar algum serviço especializado ainda hoje, não é mesmo?

CrediHome

Proptechs Brasil credhome

Uma das maiores dificuldades do setor imobiliário, é conseguir integrar uma inteligência financeira com o cliente que está disposto a financiar um imóvel.

E isto vale tanto para B2B quanto para B2C, uma vez que conquistar crédito no mercado é uma necessidade básica de diversas esferas do mercado.

No entanto, a CrediHome é uma Proptech que atua justamente nesta linha de frente: ela ajuda o cliente a conquistar um financiamento muito mais simplificado, prático e nas melhores condições possíveis.

Em sua plataforma, ela conecta o cliente que quer financiar com todos (ou a grande maioria) dos bancos que oferecem crédito.

A partir desta conexão, a CrediHome oferece assessoria completa para a aquisição do crédito: eles ajudam a aprovar o processo e ajudam você ter acesso ao dinheiro – tudo online e grátis.

Ou seja, é uma maneira de evitar filas em bancos e investir as horas que você perderia na fila, em algo muito mais rentável e lucrativo.

A CrediHome não nasceu dentro desta esfera de crédito. Eles começaram a oferecer uma facilitação para o registro de imóveis. Eles conseguem acelerar, hoje, cerca de 40% o processo entre compra, venda, financiamento e entrega do imóvel ao cliente final.

Tudo com a ajuda da tecnologia!

Fix

Proptechs Brasil fix

Se você achou que as empresas de tecnologia para o setor imobiliário se resumem apenas a compra e venda, precisa conhecer a Fix. Esta é uma Proptech que ajuda clientes na manutenção doméstica. Eles mesmos se autodenominam como “a Uber de serviços”.

Com mais de 25 mil clientes cadastrados e 21 mil serviços solicitados, a Fix conecta imobiliárias, construtoras, proprietários e inquilinos a serviços de montagem de móveis, marcenaria e serviços gerais na residência.

Ou seja, é uma forma de oferecer uma solução para um problema muito comum, que é mão de obra, em momentos que estes serviços não são muito pensados – pois o foco está no processo de compra e venda.

No entanto, conforme mencionamos anteriormente, há várias necessidades de mercado nas entrelinhas de um processo de aquisição e venda. E estas brechas são aproveitadas pelas Proptechs, que usam a tecnologia como uma ferramenta facilitadora.

Um dos principais diferenciais da Fix, é poder estar junto das imobiliárias, de forma que as imobiliárias tenham um valor agregado muito grande frente aos clientes. Ou seja, é um ganha-ganha que faz todo sentido para ambos os lados.

Urbit

Proptechs Brasil urbit

A Urbit é uma empresa de tecnologia que busca conectar as pessoas com informações importantíssimas sobre determinadas construções ou terrenos. Ou seja, ela utiliza inteligência artificial para oferecer informações urbanas para qualquer pessoa – uma vez que é uma plataforma pública e gratuita.

Por exemplo, se você está buscando um imóvel em determinado bairro, mas não sabe muito sobre o bairro, a Urbit vai te ajudar a entendê-lo. Eles oferecem informações sobre áreas verdes, qualidade do ar, segurança das ruas, infraestrutura e informações legais sobre a região.

Além disso, eles vão te ajudar a entender como funciona o transporte público da região, quais são os comércios que estão disponíveis por perto e várias outras facilidades que você só teria em caso de dar uma boa caminhada pela área.

Outras informações bem interessantes que a Urbit fornece, são aquelas relacionadas ao zoneamento, restrições de patrimônios e áreas contaminadas.

Ou seja, é um verdadeiro banco de dados voltado para quem busca entender mais sobre um imóvel ou região antes de fazer uma aquisição. Muito legal, não é mesmo?

CredPago

Proptechs Brasil credpago

A CredPago surgiu no mercado como a pioneira para quem quer alugar um imóvel sem fiador. Ou seja, eles oferecem uma garantia para os proprietários, de modo que o inquilino possa alugar um imóvel e ter acesso a moradia, sem que precise passar por processos burocráticos longos, demorados e altamente desgastantes.

A empresa, que surgiu em 2016, faz um tipo de análise de crédito (que leva menos de 1 minuto) em seu sistema próprio.

A partir da aprovação dos dados do inquilino, a CredPago oferece as opções de pagamento para as taxas do sistema, que pode ser via TED, boleto, PIX e até mesmo cartão de crédito!

Esta facilitação faz com que as pessoas possam ter acesso a uma residência digna, e os proprietários possam ficar assegurados de uma garantia. Mais uma Proptech que consegue unir o útil ao agradável.

RuaDois

Proptechs Brasil rua dois

A RuaDois é uma Proptech que surgiu com o intuito de digitalizar toda a jornada de aluguel de imóveis. Eles estão focados exclusivamente nesta área imobiliária, de maneira que conseguem desenvolver uma tecnologia focada em resolver as questões dos processos de aluguel.

Eles possuem um recurso bem interessante, que faz com que as pessoas possam visitar os imóveis sem necessariamente ir até ele. O que é ótimo para conhecer melhor o ambiente e, de maneira ágil, tomar uma decisão sem que esta decisão seja um tiro no escuro.

Estas visitas digitais acontecem através de videochamadas, que podem ser facilmente acessadas por qualquer pessoa com acesso a internet.

Elephant Skin

Proptechs Brasil elephant skin

Esta é mais uma Proptech que visa uma fatia do mercado imobiliário que vai muito além da compra e venda em si. Eles ajudam imobiliárias a construirem imagens de alta resolução, através de CGI – que são imagens geradas por computador.

A equipe é formada por especialistas em comunicação visual: designers, ilustradores, produtores cinematográficos, etc. Estes profissionais dão vida a animações e imagens realísticas que, por sua vez, podem ser usadas como material de vendas.

Ville Imob

equipe ville imob

E, claro, não poderíamos deixar de mencionar o Ville Imob, que também se enquadra em uma Proptech que ajuda o mercado imobiliário se desenvolver de maneira ágil, prática e muito viável para corretores e imobiliárias.

Nós facilitamos a vida do corretor de imóveis, de modo que este possa fazer integrações simplificadas com os principais portais imobiliários e com as redes sociais.

Ou seja, é uma maneira de resolver uma necessidade “mecânica”, com apenas poucos cliques e sem demandar de mão de obra para isso.

O foco do Ville Imob é ajudar a todos que buscam um sistema facilitador para aquelas tarefas básicas e importantes do dia-a-dia, que precisam ser feitas de uma forma ou de outra.

Com as integrações, o corretor ou a imobiliária não precisa depender de um processo burocrático e demorado. Com poucos cliques, vários imóveis podem ser lançados em vários portais diferentes e também nas redes sociais.

Inclusive, você pode fazer um teste grátis de nosso sistema imobiliário e, assim, entender melhor como ele funciona e como ele pode ser útil no dia-a-dia da sua imobiliária ou na sua rotina como corretor autônomo.

Clique aqui para conhecer o Ville Imob, tire suas próprias conclusões e, para qualquer outra dúvida, basta entrar em contato com a gente!