Uma questão muito interessante e que pode ser útil tanto para compradores como para profissionais que queiram trabalhar como corretores de imóveis é saber quanto ganha de comissão um corretor nas intermediações de negócios imobiliários.

Os rendimentos mensais de um corretor vai depender muito de sua dedicação, local de atuação, parcerias formalizadas dentre vários outros motivos. Geralmente O CRECI de cada Estado deixa publicado em seu site, os valores de comissão de corretor de imóvel.

Com relação aos ganhos e sua divisão

Os ganhos por cada venda ou locação vai depender muito do tipo de imóvel que é negociado, por exemplo, como é o caso de imóveis urbanos e imóveis rurais, onde pode existir uma diferença na comissão. Quando um corretor trabalha em uma imobiliária essa comissão é dividida entre a imobiliária e o corretor de imóveis. Se envolver outras pessoas na negociação como captadores, indicação, etc.. esse valor da comissão será distribuído também para essas partes, de acordo com o combinado antecipadamente.

Outros serviços prestados pelo Corretor

Vale ressaltar que, o corretor de imóveis devidamente inscrito e regularizado junto ao CRECI, pode realizar outros tipos de serviços imobiliários que poderão aumentar seus rendimentos mensais, tais como: Administração de locação de imóveis, elaboração de contratos, avaliações imobiliárias, dentre várias outras.

imob-v30-728x90-post

Como ser corretor de imóveis

Se você quer ser um corretor de imóveis, deverá fazer um curso para corretor de imóveis, onde estará apto a solicitar o registro do CRECI e obter seu número para poder trabalhar de forma legalizada. Adotando assim os devidos valores para comissão de corretor de imóvel. Como em toda profissão, existem pedras durante o caminho e dificuldades podem ser encontradas, deverá ter persistência e força para superar os desafios que irão aparecer, principalmente nos primeiros anos, onde irá obter experiência e aprendizado. Para facilitar seu trabalho no dia a dia, recomendamos usar uma plataforma imobiliária.

Compradores e locatários também devem ficar antenados

Caso você seja um comprador ou locatário de imóveis, esse artigo também pode lhe ser bastante útil, pois irá saber nos links abaixo, as comissões adotadas por corretores de imóveis. Escolha sempre um profissional devidamente registrado junto ao CRECI, onde o mesmo irá lhe oferecer todo o suporte e orientação durante sua negociação imobiliária.

Tabela Honorários disponibilizada pelo CRECI ES:
http://www.crecies.gov.br/tabela-de-honorarios/

Tabela Honorários disponibilizada pelo SindimoveisCE:
http://www.sindimoveisce.org.br/wp/?page_id=3467

Tabela Honorários disponibilizada pelo CRECI BA:
http://www.creciba.gov.br/portal-do-corretor/item/37-honorarios

Tabela Honorários disponibilizada pelo CRECI RN:
http://www.crecirn.org/texto.asp?id=2&edicao=1

Tabela Honoários disponibilizada pelo CRECI RS:
http://www.creci-rs.gov.br/new/honorarios.php

Tabela Honorários disponibilizada pelo CRECI SP:
http://www.crecisp.gov.br/servicos/servicos.asp?acao=comissoes

NOTA: Caso a tabela de seu estado não esteja disponível acima, por favor, entre em contato com o CRECI de sua região para solicitar. No momento em que estiver lendo esse post, pode ser que a tabela esteja desatualizada, por favor confirme com o órgão, ligando ou enviando e-mail para ver a validade da mesma.

Desejamos Sucesso e Bons Negócios

Ramon Carvalho
Gerente de Projetos
ville Imob

Posts relacionados