Encontrar bons conteúdos para blog imobiliário não é uma tarefa muito simples, e nós sabemos disso. Trabalhar com a produção de artigos é justamente o contrário: é estar diante de desafios e certas dificuldades todos os dias. Pois é preciso considerar muitos pontos antes de simplesmente escolher um tema para falar sobre ele. Mas, quais são estes pontos? O que deve e o que não deve ser feito neste tipo de blog?

Se você tem todas estas dúvidas, de antemão já lhe diremos: tenha paciência! Visto que com um pouco de estudo e acesso à informações corretas, certamente você terá bons resultados no seu planejamento de pautas e conteúdos. E para te ajudar exatamente neste processo, elaboramos um guia completo com tudo o que você precisa saber. Acompanhe até o fim deste artigo e saiba mais.

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Conteúdos para blog imobiliário: O que fazer?

Em um primeiro momento, vamos apresentar para você tudo o que precisa ser pensado acerca de conteúdos para blog imobiliário, no sentido de o que você deve fazer. Afinal, existe certo protocolo que você pode considerar para encontrar os melhores temas e que mais despertarão o interesse dos seus seguidores e clientes.

Com isso, pouco a pouco você irá construindo um público sólido, que não visitará o seu blog apenas uma única vez, mas sim, irá buscar as informações contidas nele com certa frequência e regularidade. E, com isso, a sua popularidade vai aumentando, além de que o “peso” que a sua imobiliária terá diante do mercado também será algo mais intenso e construtivo.

Contudo, vamos agora aos cinco pontos que você precisa pensar em fazer na hora de buscar conteúdos para blog imobiliário:

1- Trabalhar o SEO

Em nosso blog costumeiramente destacamos a importância de ser trabalhado o SEO do seu conteúdo. Ou seja, além de escrever algo que seja verdadeiramente interessante, é primordial que você trabalhe a otimização deste material. Afinal, você não pode considerar que apenas os seus clientes e visitantes fiéis mantenham os acessos em seu blog, não é mesmo? Mas sim, é preciso pensar um pouco além.

Por exemplo, se uma pessoa que mora na cidade da sua imobiliária precisa de informações acerca de um contrato de aluguel, onde você imagina que a mesma irá procurar? Isso mesmo! Na internet. Logo, ela irá acessar buscadores como o Google, e com isso quererá que a informação que ela precisa apareça o quanto antes.

Mas, o que isso quer dizer para você? Bem, se você trabalhar o SEO dos seus conteúdos para blog imobiliário, certamente será encontrado com facilidade. Vamos supor, portanto, que você criou um material sobre contrato de aluguel. E, além disso, otimizou o conteúdo para que os spiders do Google lhe encontrassem com facilidade. A consequência? A pessoa que pesquisou encontrará o seu material e, além disso, se sentirá satisfeita com as informações.

Depois, ela poderá se sentir muito satisfeita com outros conteúdos que encontrará no seu portal! E, como consequência, fará parte do “time” de seguidores fiéis, aumentando assim o engajamento do seu blog. Interessante, não é mesmo? Por isso, regra número 1: trabalhe o SEO, pesquisando palavras chaves e otimizando todos os seus conteúdos.

2- Produzir conteúdo que envolva o público

O segundo ponto que você deverá pensar na hora de produzir conteúdos para blog imobiliário é com relação ao envolvimento que o público terá com o seu texto/ vídeo. O que isso significa? Bem, além de trabalhar o SEO durante toda a sua produção, é de extrema importância que você também desenvolva um diálogo com quem está do outro lado.

Afinal, não há nada mais desgastante do que ler um texto que não apresenta uma coesão leve e de fácil entendimento, com palavras difíceis e até mesmo erros de concordância, não é mesmo? Por isso, envolva o seu público contando uma história, sempre que possível, na medida em que vai apresentando informações que ele procura.

Assim, você preparar o material não somente para o Google lhe posicionar bem. Mas sim, também prepara para que você cative verdadeiramente o seu prospecto, fazendo dele um visitante recorrente em seu site.

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3- Informar e agregar valor

O terceiro passo na hora de pensar nos seus conteúdos, é focar em uma informação e no valor do material exposto. Isto é, você deverá preparar o SEO, escrever de um modo envolvente e, além disso, ter uma informação que seja verdadeiramente valiosa para o cliente/ prospecto.

Visto que costumeiramente nos deparamos com conteúdos que simplesmente falam, mas não dizem nada. E não é isso que você quer, não é mesmo? Lembre-se que não é possível focar em apenas uma dessas dicas, mas sim, todas precisam fazer parte do desenvolvimento do seu blog imobiliário, para que o mesmo seja consistente.

Por conta disso, inicie o seu texto com a informação que deseja em mente. E assim, vá criando um diálogo envolvente sobre aquele assunto, exemplificando e ensinando. Enquanto também trabalha todo o SEO do conteúdo.

4- Listas e dicas práticas

Outra forma de engajar os seus prospectos e clientes com um bom conteúdo é transformando os seus textos em listas e dicas práticas. Ou seja, ao invés de produzir um grande artigo informativo sobre determinado assunto, tente trabalhar com uma lista que retrate o assunto de uma maneira mais rápida e inteligente.

Sabe por que este tipo de conteúdo é importante? Simplesmente porque ele será feito para um público específico que lhe acompanha. Por exemplo, os seus textos longos, repletos de informações, poderão ser acessados por milhares de pessoas todos os dias. Entretanto, nem todas terão o tempo necessário para ler ele de maneira consistente, além de que haverão pessoas que simplesmente não gostam de ler.

Logo, a consequência será apenas uma: esta fatia de público acabará se sentindo pouco satisfeita, deixando o seu blog de lado e não usufruindo do que você tem para mostrar. Contudo, para que isso não aconteça, você pode alimentar as duas formas: conteúdos densos e longos, bem aprofundados, e outros mais práticos e simples, como listas.

Assim, as listas irão suprir as necessidades de informação daqueles que não possuem tanto tempo ou afinidade com a leitura, enquanto a outra parte do público ainda terá acesso ao seu conteúdo mais aprofundado.

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5- Notícias e tendências

Por fim, quando você notar que está em uma semana de pouco conteúdo e ainda não tem em mente um tema arrebatador, fique tranquilo! As notícias e tendências do mercado imobiliário poderão lhe ajudar a pensar em algo interessante para escrever e informar os seus prospectos.

Para isso é importante que você também acesse blogs e portais (confiáveis), a fim de captar conteúdos e informações que possam ser construtivas. A partir disso, a sua mente se abrirá com mais facilidade e se tornará mais simples escolher um novo tema para redigir. Teste esta alternativa e depois conta pra gente como você se saiu!

Conteúdos para blog imobiliário: O que não fazer?

Agora que você já pôde ter mais conhecimento acerca do que fazer na hora de criar conteúdos para blog imobiliário, precisamos também discutir o que NÃO deve aparecer em seu portal, correto? Pois além de fazer o certo, é necessário que você conheça o errôneo e evite que o mesmo apareça em seu site.

Para isso, listamos novamente 5 pontos importantes que você deverá sempre estudar e analisar antes de simplesmente publicar um novo conteúdo no seu blog. Veja a seguir:

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1- Fornecer informações vagas

Uma coisa nós temos que concordar: de informação vaga, a internet já está cheia, não é mesmo? Por isso, não caia na tentação de produzir apenas “conteúdo em massa”, como muitos portais costumam fazer. Isto é, toda vez que você parar para produzir um conteúdo de verdade, pare e pense sobre ele. Planeje, pesquise, estude. E não apenas saia “despejando” palavras que falem de um modo superficial sobre aquele assunto.

Além de ser mal visto, o seu blog perderá posições nas pesquisas, visto que artigos originais e com conteúdos relevantes são pré-requisitos para os buscadores na internet. Por isso, não tente criar materiais que sejam sucintos demais, deixando faltar informações primordiais sobre determinado assunto.

Pense: se você se propor a falar sobre regras do aluguel, é imprescindível que você fale de maneira clara a conclusiva sobre as regras de fato. E não apenas aponte “uma ou outra”, deixando o seu texto extremamente superficial e simples. Não tenha pressa durante as suas produções, e sempre que estiver preparando um conteúdo, lembre-se que haverá alguém lendo mais tarde. Coloque-se no lugar dessa pessoa e imagine o que ela poderia usufruir daquele texto seu.

Assim, você já poderá ter uma visão um pouco mais assertiva acerca do seu conteúdo ter informações relevantes ou não.

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2- Conteúdos que não tenham relação com o seu nicho

Outro erro que muitos blogueiros costumam cometer, independente de serem corretores de imóveis ou não, é o de simplesmente encher o blog de textos e artigos que não tenham relação com o nicho. Pois pare e pense: qual a relevância, por exemplo, de se falar sobre o mercado de carros em um blog imobiliário? Pois é!

Não caia, novamente, na tentação de simplesmente encher o seu blog de conteúdos vagos e sem relação com o seu nicho. Além de não serem lidos, você ainda estará perdendo tempo produzindo algo sem valor, enquanto poderia dedicar o mesmo tempo para criar materiais épicos e que fossem verdadeiramente engajar o seu público mais tarde.

3- Contrapor outra marca/ imobiliária de modo pejorativo

Este erro pode parecer óbvio para você, porém, ele acontece com uma frequência absurda, e não somente no mercado imobiliário. Acontece que, como uma medida um tanto incalculada, muitas marcas e empresas tentam “crescer” os seus nomes apontando características pejorativas em seus concorrentes. E isso é extremamente complicado, além de acabar “queimando” o filme da sua imobiliária.

Primeiro que você precisa compreender que para que o seu negócio seja de qualidade, o do seu concorrente não precisa necessariamente ser ruim. É o mesmo que você dizer que alguém fez algo pior que você, quando você comete um erro. Uma coisa não anula a outra!

Segundo que o seu concorrente poderá contrapor o que você disse e a sua situação poderá ser negativa inclusive judicialmente.

4- Esquecer de trabalhar o SEO

Como mencionamos no tópico de “o que fazer”, o SEO é de extrema importância para que você atinja novas pessoas todos os dias. Por isso, esquecer de trabalhar o mesmo é um erro considerado grave na produção de conteúdos para blog imobiliário. Lembre-se de sempre otimizar os seus textos, além de criar materiais que sejam exatamente o que as pessoas estão procurando.

Com isso, certamente a sua popularidade e o seu engajamento aumentará.

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5- Notícias sem fontes concretas

Por fim, em hipótese alguma propague informações e notícias que não sejam coletadas em fontes concretas e confiáveis. Pois além de correr o risco de propagar informações erradas, você poderá ainda, inevitavelmente, acabar com toda e qualquer credibilidade que o seu conteúdo poderia ter.

Por isso, sempre que se deparar com algo novo, seja ele uma tendência ou não, procure mais informações primeiro. Pesquise, se informe e atente-se para as fontes que você consome. Além disso, acrescente ainda as fontes no fim do seu material, para que as pessoas possam verificar a veracidade do que você está transparecendo.

Dica bônus: Divulgue seu conteúdo nas redes sociais

Agora que você já sabe o que pode e o que não pode fazer na hora de produzir os conteúdos do seu blog imobiliário, é hora de pensar um pouquinho além: como propagar este material de uma maneira eficiente? SIMPLES! Você pode apostar nas redes sociais para alcançar um público ainda maior, todos os dias.

Mas, como tornar isso algo mais facilitado, sem todo o trabalho de publicar manualmente, dia a dia? Bem, para isso você pode apostar na integração das redes sociais. Isto é, você poderá programar, de um único lugar, todas as publicações de suas redes. E assim, garantir que o seu conteúdo chegue em seus prospectos por diferentes canais de informação.

Para saber mais sobre a integração de redes sociais, clique aqui. Temos certeza que com este impulso você terá ainda mais resultados! Aposte nesta possibilidade e bom engajamento para você!

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