O mercado imobiliário cresce e se profissionaliza cada vez mais. A presença de um corretor imobiliário credenciado a frente de transações imobiliárias já é regra para um processo seguro e tranquilo.

Ainda existe muita resistência a cerca de algumas questões como, por exemplo, a exclusividade para venda de um imóvel. Esta questão é prevista em lei determinada por parte do COFECI (Conselho Federal de Corretor de Imóveis, lei 6,530 12/05/1978, resolução 458), que obriga Corretores e Imobiliárias a terem um documento (contrato) escrito de exclusividade para venda.

Muitos proprietários acreditam que venderão mais rapidamente seu imóvel se contratarem diversas Imobiliárias. Mas, segundo especialistas, a venda com exclusividade é muito mais vantajosa, segura e rápida.

Para o proprietário existem inúmeras vantagens nesse tipo de negociação como a segurança de confiar sue imóvel e documentos a uma Imobiliária ou Corretor, privacidade e sigilo dos dados, organização de visitas, maior segurança física do imóvel e das pessoas envolvidas, rapidez na transação, e acompanhamento mais personalizado e profissional do histórico de visitas e aspectos relacionados a tentativas de venda do imóvel. Além disso, o Corretor ou a Imobiliária responsável pelo imóvel defenderá os interesses do proprietário nas negociações, evitando a desvalorização do preço do imóvel com pospostas abaixo do valor de mercado.

Para o Corretor ou Imobiliária essa exclusividade traz mais segurança do retorno do valor investido em propaganda e marketing, sendo assim, existe mais dedicação e investimento do profissional para expor o imóvel no site da imobiliária e em outros meios de divulgação.
Mesmo com o contrato de exclusividade, a Imobiliária ou Corretor responsável pelo imóvel pode realizar a venda em parceria com outra Imobiliária ou Corretor. Mesmo neste caso quem detém a exclusividade é responsável por acompanhar todo o processo junto aos parceiros e zelar pelo imóvel.

Um imóvel com exclusividade passa uma boa imagem aos possíveis compradores, traz mais confiança e credibilidade. São inúmeras as vantagens da venda de imóvel com exclusividade, e a tendência é que este tipo de negociação cresça com o passar do tempo.

Vale a pena analisar os benefícios e ter a segurança de vender seu imóvel mais rápido e de forma mais profissional.

Leslie Bravin
Dpto. Marketing
ville Imob – Gestão e Marketing Imobiliário
Soluções para Imobiliárias e Corretores

Posts relacionados