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Ter blog ou não ter? Eis a questão! Pois bem, ter um blog imobiliário pode ser o divisor de águas entre a sua atuação no mercado digital de uma forma eficiente.

Se você não entende nada sobre o assunto ou mesmo que já entenda um pouco, saiba que ter um blog é sim uma excelente alternativa para construir sua reputação na internet.

No entanto, é importante você entender algumas coisas que são fundamentais. Caso contrário, de nada adiantará o seu trabalho e empenho, pois todos os recursos serão desperdiçados.

E se há uma coisa que o mundo de hoje não permite, é justamente o desperdício de recursos, não é mesmo?

O mercado imobiliário é implacável: ou você domina o ramo, ou você não consegue seu lugar. E o mesmo acontece nas áreas digitais. Ou você faz do jeito certo, ou você não terá espaço.

E por isso, no texto de hoje vamos te ensinar alguns caminhos básicos para que o seu trabalho no marketing digital imobiliário trilhe os caminhos certos. Acompanhe!

Ter blog ou não ter

Ter blog ou não ter – Como esta ferramenta pode te auxiliar?

Um blog imobiliário é, como mencionamos anteriormente, uma alternativa fantástica para uma ramificação dentro da sua empresa. A área digital deixou de ser o futuro há muito tempo.

E hoje já é o presente para quem está preparado ou está se preparando. Por isso, é muito importante entender não só o que deve ser feito, mas como deve ser feito.

Por exemplo, em uma imobiliária o objetivo sempre será vender imóveis ou converter negócios, certo? Porém, como fazer isso de uma forma inteligente, automatizada e rentável?

É isto que precisa ser entendido. Ou seja, nós sabemos que estar na internet é importante. Mas, como fazer do jeito certo?

Uma das formas, é ter um blog. Este blog poderá ser direcionado para a captação de novos clientes, educação deles, transmissão de conteúdo e enriquecimento da sua marca.

Através de um blog, você poderá conquistar a confiança de muitas pessoas, pois antes mesmo de você “pedir” o dinheiro delas, você estará oferecendo algo em troca: conteúdo!

Mas, muitas vezes não é dado o devido valor para estes recursos. E os investimentos e esforços ficam muito mais concentrados em ações externas, como pontos de venda e comunicações através de anúncios ou outdoors.

Por mais que haja um pouco de “preconceito” dentro deste assunto, hoje vamos tentar explanar um pouco mais sobre ter blog ou não ter. Continue lendo.

Alavancar vendas através do marketing digital

Você já pensou em alavancar as vendas da sua imobiliária através do marketing digital? Pois bem, hoje em dia você já deve conhecer e saber que existem inúmeros benefícios em trabalhar com mais “força” as ações de digital.

Afinal, a grande maioria das pessoas estão conectadas. E isto significa dizer que o ambiente digital está repleto de oportunidades.

Entretanto, nem sempre é fácil entender por onde começar. Afinal, há tantas informações distintas e tantas formas de se construir a marca da sua imobiliária na área digital, que muitas vezes acabamos mais nos atrapalhando do que de fato saindo do lugar.

No marketing digital para imobiliárias, nós recomendamos que você comece de algumas formas específicas.

E isto inclui justamente a necessidade de ter um blog. Ou seja, talvez já tenha ficado mais do que claro que ter um blog sim, é vantajoso. Mas, é preciso tê-lo de uma forma correta. E não apenas ter por ter, pois alguém disse que você deveria ter!

Você precisa pensar nele de uma forma que ele ajude a alavancar as suas vendas.

Ter blog ou não ter

E para isso, você deve conseguir atrair pessoas interessadas no seu assunto para que, consequentemente, tenham interesse também no seu produto.

E usar o texto para fazer isso é excelente, pois ele contém diversos traços de confiabilidade, empatia e imersão. E quando todos estes critérios estão somados, o resultado geralmente torna-se positivo.

Este processo dentro de um blog é conhecido como geração de conteúdo. Ou seja, você produz conteúdo que ajude e, ao mesmo tempo, venda.

No entanto, isto não é tão simples de ser feito, pois precisamos equilibrar muitos fatores. E para entender um pouco mais sobre isso, acompanhe o tópico abaixo.

Produção de conteúdo para atração de mais clientes

A produção de conteúdo é uma das formas mais eficazes de construir reputação na internet. Ela está enquadrada dentro de uma categoria considerada muito “prestigiada” e de simples conversão.

Pois o que se conhece das ciências humanas, entende-se que as pessoas sentem a necessidade de “pagar dívidas”. E este fenômeno acontece quando você oferece algo de graça para alguém.

Mas, como assim “algo de graça”? Pois bem, você poderá oferecer conteúdo de uma forma gratuita. Quando alguém consome um conteúdo e sente que ele realmente ajudou de alguma forma, haverá a sensação de “dívida”.

Ou seja, a pessoa sente que foi ajudada de graça e, de forma inconsciente, precisa fazer algo para retribuir.

E esta retribuição pode acontecer de diversas formas. E uma delas é justamente comprando um produto seu ou realizando alguma ação de conversão.

Isto não só fará a pessoa se sentir melhor, como ela também estará muito mais suscetível a informações e “pedidos” da sua parte. Veja abaixo dois locais para você produzir conteúdos inteligentes e que visem a conversão.

Ter blog ou não ter

Redes sociais

O marketing imobiliário nas redes sociais é excelente. Se você pensa que o Facebook ou Instagram são apenas ferramentas para passar o tempo, saiba que as plataformas oferecem possibilidades incríveis para o seu negócio.

Hoje em dia, é possível atingir qualquer grupo de pessoas, tudo através de segmentações e direcionamentos inteligentes.

Por exemplo, vamos imaginar um outdoor na rua. Ele é um meio de se comunicar com as pessoas, certo? Pois bem, muitas pessoas vão passar na frente deste outdoor.

Você não sabe exatamente quem, mas sabe que pessoas o visualizarão. Aí você deve se perguntar: até que ponto isto é inteligente?

Há um famoso ditado que diz que quantidade não é qualidade. E isto é uma verdade. No caso de produzir conteúdos para blogs ou redes sociais, você acaba invalidando esta afirmação.

Pois nestes locais, você estará compartilhando conteúdo somente com quem realmente importa. Ou seja, você não precisará investir recursos para as pessoas erradas verem suas publicações e anúncios. O que é ótimo.

Nas redes sociais, você poderá produzir conteúdos em forma de textinhos curtos, imagens ou vídeos com muita interação. Foque em ajudar as pessoas para que elas compartilhem seus conteúdos, com o objetivo de ajudarem outras pessoas.

E assim, você começa a ter o efeito “viral”. Em termos de alcance segmentado, isto é ótimo.

Blog

Ter blog ou não ter, para quem busca um crescimento exponencial na internet, não é somente questão de sim ou não. É questão de entender que o conteúdo é e sempre fará parte da vida das pessoas a partir deste novo mundo.

Basta você imaginar que nunca antes se teve acesso a tanta informação. E o melhor: na palma da mão!

Hoje em dia, qualquer dúvida é colocada no Google. E a resposta aparece ali, em poucos segundos. Você já pensou que interessante seria a sua imobiliária, então, começar a aparecer desta forma?

Imagine que uma pessoa tenha qualquer tipo de dúvida com relação a imóveis, financiamentos, casa própria ou aluguel, e vá pesquisar no Google. Não seria ótimo ela encontrar sua empresa ajudando ela a resolver a questão?

Sim, seria! E aqui entra justamente o ponto que mencionamos anteriormente: sensação de dívida! Quando você ajudar alguém de uma forma efetiva e objetiva, esta pessoa automaticamente irá transferir credibilidade para você.

Entenda isso como um selo de “autoridade”. Pois você passa a se tornar autoridade naquele assunto, para aquela pessoa.

E isto em larga escala pode significar uma melhoria enorme nas suas vendas! Nada mal, não é mesmo?

Ter blog ou não ter

Requisitos para ter um blog de sucesso

Pois bem, ter blog ou não ter passou então a ser uma questão simples: sim, tenha um blog imobiliário! Mas, como fazer este blog dar certo? Esta que é a grande questão e o grande segredo.

Ter um blog não é somente ter e alimentar ele uma vez por mês. Você precisa considerar esta uma ferramenta ativa de captação de novos potenciais clientes.

E para ter esta captação de clientes de forma performática, é preciso também investir em algumas áreas. Diferente do que muita gente pensa, ter um blog exige trabalho.

Exige dedicação e esforço. E exige, claro, recursos. Você não pode escrever de qualquer forma e nem de qualquer assunto. Você precisa escrever de uma forma inteligente para o meio e para o público!

Por isso, separamos algumas dicas práticas do que fazer para que seu blog imobiliário seja bem sucedido. Veja abaixo.

A equipe precisa ser qualificada

Tenha uma equipe qualificada! Este seria o primeiro grande passo que você pode e deve dar rumo ao sucesso do seu blog. Ter uma boa equipe não significa somente contratar um grande número de pessoas para gerar volume.

Significa contratar as pessoas certas para produzirem o que precisa ser produzido.

Você precisará de alguém que escreva os conteúdos, ou seja, redatores. Além disso, precisará de profissionais para tomar conta do SEO imobiliário do seu blog, otimizar questões técnicas do portal e monitorar possíveis problemas.

Tudo isto fará com que você comece a ranquear no Google de uma forma eficiente, aparecendo nos momentos certos, para as pessoas certas.

Por isso, investir em uma equipe é o primeiro passo para tirar o projeto do papel.

Não faça o que você não sabe

Esta dica está relacionada com a dica anterior: não faça o que você não sabe.

Direcione as atividades para as equipes preparadas para a tarefa. Pois, conforme mencionamos anteriormente, há uma forte tendência de estas áreas digitais serem menosprezadas e até julgadas como formas secundárias de atrair clientes.

Quando na verdade, elas são talvez uma das principais portas de entrada. Mas, somente serão se tudo for construído da forma certa. E não da forma mais rápida e barata. Por isso, delegue esta função para os profissionais que farão sua imobiliária crescer na parte digital.

Ter blog ou não ter

O médio e longo prazo são fundamentais

Ter blog ou não ter também é uma questão relacionada ao tempo do retorno. Mesmo que leve tempo, vale a pena ter um blog!

E isto é algo que precisa ficar claro: entenda que o retorno de um bom blog e conteúdo na internet, pode demorar de seis meses até um ano para começarem a ter acessos. E isto se deve pelos posicionamentos que o Google vai oferecendo aos conteúdos.

Por isso, é de suma importância que os conteúdos sejam redigidos de uma forma profissional e otimizada para os motores de busca. Pois, como os resultados demoram a aparecer, caso seja feito errado, a tendência é demorar mais ainda. E isto você não quer, não é mesmo?

O conteúdo precisa ser enriquecedor e ajudar as pessoas

Ajude as pessoas! Esta é uma das formas mais efetivas de construir bons conteúdos no seu blog imobiliário.

Conforme mencionamos durante todo o texto, ajudar antes de oferecer é uma das melhores dicas de vendas que podemos dar. Pois você criará sensações diferentes nas pessoas, e elas estarão muito mais abertas a ouvir propostas e a aceitá-las no futuro.

O processo básico da captação e manutenção destas pessoas que podem se tornar clientes, é o seguinte:

  1. Captação de leads: ou seja, você definirá ferramentas para conseguir o contato das pessoas que chegarem no seu conteúdo.
  2. Qualificação de leads: você trabalhará o relacionamento com os contatos captados através dos conteúdos e, desta forma, criará vínculos.
  3. Conversão em vendas: depois deste processo, as conversões podem acontecer mais facilmente, pois houve uma “jornada” enriquecedora para o potencial cliente.

Tenha um bom CRM para se relacionar com o público

Ter blog ou não ter? Sim, tenha um blog! Mas junto dele, também tenha ferramentas para otimizar os processos. E uma delas, é um bom software de CRM imobiliário, como o da Ville Imob. Com esta ferramenta, você poderá estruturar todo o processo descrito acima, além de se relacionar com o seus potenciais clientes de uma forma inteligente e eficaz.

Boas vendas!

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