Se você não tem pressa para realizar o sonho da casa própria, um consórcio imobiliário é a opção certa. Diferente do financiamento e do pagamento à vista, o consórcio leva mais tempo para se concretizar o negócio.

Basicamente, essa modalidade é oferecida por administradoras que disponibilizam cartas de crédito a um grupo de interessados. Trata-se de uma espécie de financiamento conjunto.

Quais os tipos de imóveis se encaixam ?

Aqui, os valores podem variar entre 80 mil reais e 1 milhão de reais. Nesse sentido, o consórcio imobiliário faz com que o comprador aprenda a poupar dinheiro por meio de depósito mensal.

Desse modo, é possível comprar os mais variados tipos de imóveis de novos e usados ou até mesmo para fazer reformas. Aliás, o consórcio imobiliário pode ser usado, inclusive, por proprietários que precisam quitar suas dívidas do imóvel financiado.

No entanto, vale lembrar que o consórcio não rende como uma poupança ou mesmo títulos e ações.

A seguir, acompanhe como funciona o consórcio imobiliário:

Como funciona o consórcio imobiliário?

Tudo começa com os administradores que promovem o consórcio. Aí, pessoas se juntam em grupos para a aquisição de imóveis. Cada uma deve pagar um valor compatível ao imóvel ofertado.

Para aderir a uma cota, é preciso assinar um Acordo de Adesão. Nele, se estabelecem as regras do negócio, como valores, prazos, créditos, reajustes, condições, direitos, obrigações e taxas.

Plataforma ERP ville Imob

Tempo de um consórcio imobiliário. Demora para sair ?

Nisso, cada participante paga valores mensais à administradora referente ao valor estipulado. Geralmente, o consórcio imobiliário tem duração de 10 a 15 anos.

Sendo assim, é indicado para quem não tem pressa. Mas se der sorte, o participante pode ser contemplado muito antes disso e até mesmo antes de terminar o pagamento das parcelas.

Mas se isso acontecer, continuará pagando até finalizar o valor combinado previamente.

 

Confira os Prós e Contras

 

Prós:

– Um caminho para quem não tem poupança;
– Opção para quem tem restrição de crédito.

Contras:

– Em média, espera-se muito tempo para receber o imóvel;
– Quem mora de aluguel pagará as parcelas do consórcio e continuará pagando o imóvel alugado;
– Reajustes e taxas pagas à administradora.

 

Sobre o sorteio e a reputação das empresas

 

Ao final de cada mês, é realizado um sorteio em que um integrante do grupo é eleito para receber um imóvel. Você pode adiantar a aquisição da propriedade, caso faça lances ou adiante pagamentos para sorteios extras.

Cuidado, antes de fechar negócio, pesquise. Consulte no site do Banco Central para ver quais as administradoras de consórcio imobiliário que estão autorizadas a funcionar. Avalie a reputação delas e opte pelo melhor.

 

Abraço
Equipe ville Imob.

 

Posts relacionados