Como funciona para o trabalhador Autônomo

Extrato INSS » Autônomo » Como funciona para o trabalhador Autônomo

Consultar

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas decidem trabalhar como pessoa jurídica ou como autônomo é se livrar dos descontos mensais no seu salário. Infelizmente o que muitas não se dão conta é que este dinheiro de desconto do INSS é justamente o valor que eles vão ter q pagar a parte para ter uma aposentadoria garantida ao fim da vida pela previdência social.

Existem também os casos em que as pessoas trabalham como autônomo e esquecem totalmente que uma hora precisarão se aposentar e quando se dão conta disso já é tarde demais. Não há tempo para juntar nada e por fim acabam passando dificuldade quando não podem mais trabalhar.

Após este alerta, vamos explicar aqui alguns pontos básicos que você deve ter em mente se está pensando em começar a pagar o seu INSS de Autônomo para ter direito a aposentadoria por tempo de trabalho ou por idade.

Como funciona e como contribuir

Quem trabalha por conta própria e não possui nenhum vínculo ou ligação empregatícia com alguma empresa está no que chamamos da categoria de contribuinte individual. Para saber detalhes sobre como começar a contribuir você deve entrar em contato com o telefone 135 tendo em mãos o seu NIT que é o número de inscrição do trabalhador e o PIS. Se não tiver nenhum deles é possível conseguir através do mesmo número.

Após isso você pode imprimir sua Guia GPS e realizar as suas contribuições.

Quanto tempo preciso contribuir até me aposentar?

Assim como trabalhadores que contribuem em empregos formais CLT você pode se aposentar com 35 anos de contribuição ou 30 para mulheres e também por idade com 65 anos para homens e 60 para mulheres. Você ter pago ao longo da vida pelo menos 180 parcelas do INSS para ter direito a sua aposentadoria em uma dessas modalidades acima.

Como é feito o cálculo do valor da minha aposentadoria?

Pra quem efetuou os pagamentos mínimos e se enquadra na regra de solicitação de aposentadoria é calculado o valor médio de 80% sobre 85% das maiores contribuições durante todo o período ativo.

Autônomo Aposentado

Vale lembrar que cada 12 meses a mais que você contribui além do tempo mínimo de contribuição que é de 180 meses o cálculo de 85% aumenta um ponto percentual permitindo assim que você recebe um valor mensal maior de aposentadoria.

Campanha no site da Previdência Social

No site da previdência social e INSS começaram um campanha que visa alertar as pessoas sobre pensarem no seu futuro investindo em uma aposentadoria a longo prazo. Para ter acesso a essa campanha e entender melhor como funciona acesse o site http://www.previdencia.gov.br e veja o vídeo explicativo.

Se você ainda tiver alguma sobre como se aposentar sendo um profissional liberal, não deixe de ligar para o número 135 ou ir até uma agência da Previdência. Lembramos que você deve fazer o agendamento antes de se dirigir a alguma agência.


COMENTÁRIOS: