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Você já ouviu falar no tom de voz da imobiliária, ou mesmo já tentou aplicar esse conceito de marketing na prática? O tom de voz da imobiliária é um dos pilares mais importantes para qualquer tipo de plano de comunicação ou estratégia de conteúdo para a internet.

Pois é com o tom de voz que os leads imobiliários podem ficar muito mais próximos da sua marca e reconhecê-la “de longe”, bem como se fosse uma pessoa chegando em um espaço.

Mas, como se faz o tom de voz? E qual é a real importância disso para um plano de marketing eficiente? O tom de voz precisa, de fato, ter uma “voz”, ou pode ser apenas por texto, imagens e identidade visual?

Estas e outras perguntas, vamos responder a partir de agora. Assim, você pode se aprofundar no assunto e colocar esta excelente estratégia em prática, quem sabe, ainda hoje.

Vamos lá?

tom de voz da imobiliária

Tom de voz da imobiliária –  O que é isso e qual a importância de usar o tom de voz certo em campanhas e no branding

Está muito claro que atualmente a internet é uma das maiores fontes de atração de público e geração de novos negócios. Não é raro vermos empresas migrarem parte de suas operações para o digital, uma vez que é possível ter um alcance muito grande através de uma rede que conecta milhões de pessoas.

Além disso, para qualquer estratégia de crescimento, precisamos levar muitos outros fatores em consideração, do que apenas aqueles relacionados a preço, novidades, diferenciação e promoções. Isto é importante. Mas você não pode colocar 100% da energia e recursos da sua imobiliária, em campanhas repetitivas e que não conversam, de fato, com o prospecto.

E justamente por isso, o tom de voz entra em cena. É com o tom de voz que você poderá se conectar ainda mais com seus prospectos. Afinal, isto gerará empatia e, no longo prazo, gerará vendas. A empatia, neste caso, é fundamental para que você consiga atrair um público certeiro para perto da sua marca. Com empatia, você gera conexões, que geram identificações, que geram vendas.

Para entender mais sobre empatia, recomendamos a leitura deste artigo: Corretor: use a empatia para atrair mais clientes para a imobiliária.

A partir de agora, vamos entender um passo a passo prático de como o tom de voz pode ser aplicado em suas estratégias de marketing imobiliário de forma organizada e focada nos resultados de um prazo mais longo – Afinal, não é do dia para a noite que se constrói uma personalidade, não é mesmo?

Acompanhe!

tom de voz da imobiliária

Como usar o tom de voz da imobiliária no marketing digital para alavancar vendas e captar mais leads qualificados

O tom de voz da imobiliária é uma das alternativas mais viáveis e eficientes que você pode colocar em prática em uma estratégia de marketing, seja no marketing digital ou seja no marketing convencional.

Afinal, o tom de voz não é aquilo que a sua imobiliária diz (a mensagem). Mas sim, como ela diz. Para cada público, uma abordagem diferente será necessária. E encontrar a maneira certa de fazer estas abordagens passa muito pelo fato de falar adequadamente.

Isto significa que a mensagem não é importante? Não! Pelo contrário, a mensagem é muito importante para que combine com o tom de voz.

Não existe um único caminho para uma boa performance no marketing. O que existe, é a união de diversas estratégias (sem pulverizar), desde que elas estejam apontando para a direção certa. Então, por isso, acertar a mensagem e errar no tom de voz, pode afastar o público. E acertar no tom de voz mas usar a mensagem errada, também pode afastar o público-alvo.

E para te ajudar com isso, separamos uma lista com um passo a passo de como você pode começar a definir o tom de voz da imobiliária de uma maneira muito simples.

A ideia é que você simplifique tudo ao máximo possível. Ter uma linguagem adequada é muito melhor do que ter uma linguagem complicada. Então, por mais que você opte por um caminho mais institucional e formal, saiba que a simplificação ainda assim será fundamental.

Veja nossa lista de como começar a criar o tom de voz da sua imobiliária:

  • Se a sua imobiliária fosse uma pessoa comum ou uma celebridade, quem seria?;
  • A sua imobiliária quer ser mais introvertida ou mais extrovertida?;
  • Pense como sua imobiliária gostaria de dar “oi” ou se despedir em um evento ou reunião;
  • Identifique o tipo de fala usada na produção de conteúdo e campanhas publicitárias (plural ou singular);
  • Quais são as expressões que a persona e público-alvo da imobiliária estão acostumados a ouvir?

Passaremos por cada um destes tópicos de maneira aprofundada a partir de agora. Por isso, se você deseja conseguir bons resultados a partir de um tom de fala na sua empresa, continue lendo.

tom de voz da imobiliária

Se a sua imobiliária fosse uma pessoa comum ou uma celebridade, quem seria?

Uma das maneiras mais simples e práticas de começarmos a estruturar o tom de voz da imobiliária, é pensar o seguinte: se ela fosse uma pessoa, quem seria? Ou, se ela fosse uma pessoa, quem ela gostaria de ser?

O tom de voz nada mais é do que o jeito que a sua imobiliária se comunica com o mercado e com o público. E comunicação, claro, passa muito pelo fator humano. Podemos, então, dizer que o tom de voz é uma maneira de humanizar cada vez mais a sua marca.

Do ponto de vista de marketing, a humanização de uma marca ou empresa é fundamental para gerar conexões ainda mais potentes e eficientes. Afinal, pessoas se conectam com pessoas. E marcas institucionais, como você sabe, não são pessoas. Até que podemos, enfim, usar pessoas como “vitrine” da marca, criando comunicações estratégicas e que verdadeiramente falem com o público em si.

Certamente você já viu comerciais de televisão em que alguma celebridade fala de uma marca, não é mesmo? Bom, isto não acontece pelo simples fato de que aquela celebridade seja somente popular.

Mas sim, acontece pelo fato de que aquela celebridade é, então, peça chave para a geração de empatia e conexão. É uma maneira de humanizar um produto ou serviço e amplificar o alcance, com uma voz conhecida e que soa bem nos ouvidos da persona. Quanto mais humana for a comunicação, com traços de personalidades conhecidas (ou não conhecidas), melhor. O jeito de falar importa muito.

Mas, ainda assim, isto não é tudo. Pois o tom de voz envolve outros aspectos relacionados a estilos, que faz toda diferença. Vamos entender a partir de agora.

Veja depois: Conteúdo Evergreen para Imobiliárias – O que é? Como ter conteúdos sem prazo de validade?

A sua imobiliária quer ser mais introvertida ou mais extrovertida?

Entendemos que humanizar a imobiliária é uma das estratégias de marketing que precisa estar devidamente organizada em seu plano de marketing.

Afinal, por mais que hajam expressões técnicas para o mercado, nunca podemos esquecer que o mercado é feito de pessoas – mesmo o mercado B2B (business to businees), pois empresas também são feitas de pessoas. E por isso, o tom de voz humanizado, com um estilo próprio, será fundamental.

Para que você possa começar a estruturar de forma mais clara tudo isso, fazer algumas perguntas será fundamental. A resposta destas perguntas é que vai guiar o tom de voz da sua imobiliária para a perenidade – ou até quando achar que é hora de mudar.

Então, como sua imobiliária quer se comunicar? De maneira mais introvertida ou de maneira mais extrovertida? Isto faz todo sentido para que, de fato, as coisas possam acontecer em um ritmo pensado e planejado.

Mas, o que significa uma imobiliária ser introvertida ou extrovertida?

É muito simples compreender isso, uma vez que estamos falando de linguagem humanizada. Uma imobiliária extrovertida, será muito ativa em sua comunicação. Ela produzirá muitos conteúdos nas redes sociais, blog e canal do YouTube.

Enquanto que uma imobiliária introvertida, também terá presença em canais digitais e mídia exterior para conduzir uma comunicação – mas será com muito menos frequência e quantidade.

Além de que a linguagem introvertida em si, será muito mais contida. Falará somente o suficiente e ponto final. Em uma linguagem extrovertida, haverá mais espaço para colocações mais informais, jargões e expressões que façam sentido para a persona.

tom de voz da imobiliária

Pense como sua imobiliária gostaria de dar “oi” ou se despedir em um evento ou reunião

Outra excelente maneira de começar a estruturar o tom de voz da imobiliária, é a partir de um pensamento racional sobre algo simples: como a sua imobiliária gostaria de cumprimentar as pessoas e se despedir delas?

Sim, é bem desta maneira que você começará a criar um estilo de linguagem para a sua imobiliária, uma vez que ela deve ser pensada como ser fosse uma pessoa.

Por isso, a melhor maneira de conseguir encontrar um bom caminho para encontrar o tom de voz, é fazer algumas perguntas para respondê-las de maneira a ir construindo a linguagem.

Um jargão ou uma expressão podem ser bem característicos da sua empresa no momento de cumprimentar ou dizer tchau. Seja em um vídeo no YouTube, em um texto ou em uma apresentação presencial.

Esta identidade na linguagem é parte fundamental para uma construção de identidade no médio e longo prazo. Por isso, não é do dia para a noite que a sua imobiliária será conhecida por cumprimentar assim ou assado. Mas sim, com o passar do tempo. Quanto mais você repetir uma linguagem ou um estilo de fala em conteúdos e publicidades, melhor.

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Identifique o tipo de fala usada na produção de conteúdo e campanhas publicitárias (plural ou singular)

“Nós” ou “eu”? Como você prefere se comunicar com seu público? Escolher entre plural e singular é algo simples. Afinal, basta optar por um ou por outro. E isto fará toda diferença lá na frente, no momento em que a sua imobiliária já estiver bem consolidada no mercado. Uma comunicação voltada para a primeira pessoa, falará de um para um. Ou seja, sua empresa estará mais humanizada.

Enquanto que uma linguagem que se utiliza do “nós”, é muito mais institucionalizada e traz uma imagem de empresa e não tanto de pessoa. Mas, claro, isto não é uma regra. Pois a comunicação pode ser pautada no “nós”, mas de forma que dê a entender que o “nós” seja um grupo de pessoas. Afinal, conforme entendemos anteriormente, toda empresa é feita por pessoas.

Usar “eu” na comunicação é uma das melhores maneiras de conversar de maneira direta. Afinal, quem está ouvindo ou lendo, terá um impacto maior de empatia. A conexão será maior. Enquanto que usar o “nós”, demonstra um trabalho maior em equipe, onde mais pessoas ajudarão o público-alvo.

Escolher entre um e outro é simples. Basta entender a sua persona e optar pelo que mais fizer sentido para ela.

Quais são as expressões que a persona e público-alvo da imobiliária estão acostumados a ouvir

E não podemos esquecer de um ponto importantíssimo, que são as expressões e ditados populares que podem gerar muita conexão com o público-alvo ou persona. Por isso, estude seu público ao máximo para que possa extrair dele informações preciosas.

Um simples estilo de fala ou uma simples expressão, quando bem utilizada, pode fazer uma campanha de marketing trazer resultados ainda maiores. Pois quanto mais empatia você gerar, maior será a conversão.

A importância de manter a consistência e o padrão na comunicação – É assim que o tom de voz da imobiliária será construído

Por fim, não esqueça da consistência. Usar um tipo de linguagem hoje e um tipo de linguagem amanhã, não ajudará em nada. Pelo contrário: vai atrapalhar muito.

Afinal, isto vai confundir totalmente o seu público-alvo. Desta forma, considere o longo prazo como o futuro ideal para que você colha os resultados de uma linguagem personalizada, humanizada e com raízes. O tom de voz é o jeito que sua imobiliária se comunica. E este “jeito” fará os resultados aparecerem lá na frente.

Não fique mudando o estilo da sua comunicação a todo instante. O prospecto precisa perceber sua marca de um jeito específico – e este jeito precisa se repetir sempre. Temos certeza de que aplicando tudo isso, bons resultados aparecerão. Boas vendas!

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