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A criação de listas de contatos para email marketing é extremamente importante. Um erro comum é focar exclusivamente em ferramentas como facebook, twitter, youtube, entre outros. Diversificar ao máximo sua estratégia de marketing é a melhor opção para garantir que você atinja o maior número de pessoas possível.

Mas veja bem, caso você publique algo no Facebook da sua empresa, quem determinará as pessoas que receberão esta mensagem em suas timelines é o algoritmo do Facebook. O mesmo vale para o Instagram, YouTube, entre outros. Já o email marketing, você tem, no entanto, total controle de quem recebe seu email e de quando essa pessoa o receberá.

Uma vez que você tenha uma lista de contatos para email marketing é importante saber técnicas que você pode utilizar para melhorar essa lista, e esse é exatamente o tema deste artigo, então vamos lá.

 

Remova endereços de email que retornam

 

Uma das métricas utilizadas para classificar um remetente como spam ou não é a análise da taxa de recebimento dos e-mails enviados por ele. Não precisa ser nenhum gênio para perceber que emails que retornam (bounce) impactam negativamente nesta métrica.

Existem dois tipos de retornos ou bounces: Soft Bounce e Hard Bounce. O primeiro está relacionado à uma indisponibilidade temporária, caso seu destinatário tenha sua caixa de e-mails cheia, por exemplo. O impacto deste tipo de bounce é menor, mas deve-se atentar à retornos recorrentes por indisponibilidade temporária, caso o email seja recusado duas vezes consecutivas você deve classificar o contato do seu lead como um hard bounce.

 

 

Mas o que é um Hard Bounce? Basicamente são aqueles e-mails que sequer são entregues, em geral devido à inatividade ou simplesmente pelo fato do email não existir mais. Um bom endereço de email pode se tornar inativo ou inexistente por vários motivos, o cliente pode mudar de empresa ou desativar o email por exemplo.

Uma dica importante é nunca comprar listas de e-mails, a taxa de retorno dessas listas será alta e isso pode prejudicar seriamente a reputação do seu domínio prejudicando campanhas atuais e futuras.

 

Mantenha sua lista limpa

 

Além da análise de recebimento dos e-mails provedores também analisam a interação do destinatário com sua mensagem: seu email foi aberto? O seu contato clicou em algum link para obter mais informações? Tudo isso é analisado para determinar a reputação de um domínio.

 

melhorar minha lista de contatos emails entregues

 

Se você tem um grande número de pessoas que não interagem com suas mensagens de email marketing pode ser interessante removê-las da sua lista ou criar campanhas para engajá-las novamente. Caso não saiba como fazer essas campanhas não se preocupe pois este é o próximo tópico dessa lista.

 

Faça campanhas para engajar seus contatos novamente

 

É normal que um cliente perca o interesse temporariamente por seu produto. No setor imobiliário pode ser que ele tenha analisado as opções de mercado e decidido que o momento não era o melhor. Talvez ele já adquiriu o imóvel e não está interessado em comprar novos imóveis no momento.

Ao criar campanhas para reengajar seus clientes você deve selecionar os contatos com as menores taxas de interação com suas campanhas de email marketing e enviar e-mails tentando descobrir o motivo pelo qual eles não estão mais interessados.

 

melhorar minha lista de contatos campanhas

 

No email da campanha você pode sugerir uma alteração na taxa de envio de emails: ao invés do recebimento de dois emails por semana, proponha receber apenas um por exemplo.

Outra sugestão é se atentar à relevância do tema, um cliente que já comprou um imóvel pode não estar interessado em outra aquisição, neste caso, campanhas que dão dicas de como decorar o imóvel podem ser uma ótima sacada para manter o contato com o cliente. Simplesmente enviar mensagens no dia do aniversário do cliente pode ser o suficiente para manter o contato em alguns casos.

 

Segmente sua lista de contatos

 

É importante manter sua lista de e-mails segmentada, alguns dos seus clientes podem, por exemplo, estar em busca de apartamentos compactos em determinada cidade enquanto outros buscam exclusivamente por casas em uma cidade completamente diferente.

 

melhorar minha lista de contatos segmentacao

 

Segmentar sua lista de contatos é uma estratégia importante para melhorar o email marketing. Quanto mais específico e relevante é o conteúdo que você envia ao cliente, maiores as chances de interação com sua mensagem. Segmente sua lista de contatos de acordo com sua situação, se você atua em cidades diferentes, tente criar e-mails diferentes para cada cidade ou região, por exemplo.

 

Utilize CTAs

 

O seu cliente nem sempre tem tempo de ler e-mails gigantescos, envie mensagens claras e sucintas onde a ação que você quer que ele tome esteja bem definida. Botões CTAs, são chamadas para que o cliente realize determinada ação.

No seu email você pode inserir um botão para que seu contato veja melhor todos os detalhes do apartamento que você acha que é adequado para ele, por exemplo. Quanto mais clara sua intenção melhor.

 

Crie um design de email responsivo

 

Uma página responsiva se adapta automaticamente à tela do dispositivo utilizado para a visualização da mesma. Várias pessoas olham seus e-mails de manhã quando vão para o serviço e utilizam seus celulares para isso.

 

melhorar minha lista de contatos design responsivo

 

Outras preferem fazer isso no computador, um design responsivo garante que ambas tenham uma experiência satisfatória ao ler suas mensagens de melhorando seu email marketing.

 

Personalize sua mensagem

 

Nós recebemos diversos e-mails diariamente, algumas mensagens são apagadas de maneira instantânea. Considere colocar na frase inicial algo como “Olá [Nome do Cliente],” talvez isso seja suficiente para que ele comece a ler sua mensagem.

 

Utilize ferramentas de automação de marketing

 

O ville Target é uma ferramenta completa de automação de marketing que permitirá que você crie campanhas de email automáticas que são tanto personalizadas quanto segmentadas de acordo com o perfil de seu cliente. A ferramenta interpreta soft bounces e hard bounces e te informa os endereços com altas taxas de retorno para que você possa facilmente removê-los.

Dessa maneira, a ferramenta além de executar o envio automático permite que você mantenha sua lista de contatos para email marketing limpa. Consequentemente a reputação do seu domínio se manterá em um nível adequado impedindo que suas mensagens sejam classificadas como spam.

 

melhorar minha loista de contatos ferramenta de automação de marketing

 

O ville Imob, por outro lado é uma ferramenta completa para Gestão e Marketing Imobiliário. O CRM Imobiliário disponível informará de forma proativa os imóveis que atendem determinados clientes além de manter várias informações úteis como históricos de visitas, proprietários e agendamentos de follow-ups.

Automatizar os processos pode significar que você terá tempo para se dedicar a criação de mensagens de grande impacto visual, ou pesquisando e analisando maneiras de aumentar sua lista de contatos, garantindo que seu tempo seja utilizado de maneira eficiente.