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Você já sabe que a tecnologia aproximou os clientes dos negócios. Um exemplo que ilustra bem essa tendência é a geolocalização. Essa ferramenta permite que o corretor ofereça conteúdos aos seus clientes de acordo com localização geográfica deles. Trata-se de uma nova maneira de abordar clientes e de divulgar os imóveis. A Geolocalização para vendas de imóveis está cada dia mais presente.

 

O que é?

Basicamente, a geolocalização “encontra” o cliente. Aplicativos ou sites identificam, a partir do GPS ou da câmera do celular, os imóveis disponíveis mais próximos dos interessados. Ele pode fazer uma busca por imóveis comerciais, residenciais, para locação ou compra.

Os aplicativos que fazem uso dessa ferramenta permitem a junção de várias tecnologias, que vão desde a visualização de uma cidade inteira a partir do GPS, até recursos como a realidade aumentada, graças à câmera do celular, que identifica distâncias e disponibiliza valores para locação, área e bairro.

 

Aplicações

Esses aplicativos e sites unem informações específicas do imóvel, como fotos e breve descrição. Um verdadeiro anúncio in loco. Algumas informações sobre a região também são mostradas, como índice de criminalidade, locais de compras, área de lazer, publicidade, etc.

Muitas imobiliárias já usam ferramentas de geolocalização no próprio site ou mesmo em seus aplicativos para capturar o posicionamento dos clientes e, assim, mostrar a ele os imóveis mais próximos. Instruindo os compradores a darem uma volta pelos bairros e, de posse desse mecanismo de geolocalização, verificar as informações sobre os imóveis próximos dali.

Existem também a possibilidade de exibir um Mapa Imobiliário Avançado com todos os imóveis do corretor com uma breve descrição, posicionados nesse mapa. Isso permite uma visão geral dos imóveis.

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Restrições

O uso dessa ferramenta se faz necessária para divulgação do seu imóvel. Por outro lado, ao fazer uso dela, é preciso ter o mínimo de conhecimento do assunto. Conhecer os aplicativos ou sites que permitem o uso de geolocalização para divulgação de imóveis, será seu diferencial. Geralmente se usa a API do GoogleMaps, um dos serviços mais completos sobre Mapas. A plataforma ville Imob por exemplo, oferece esse recurso para corretores e imobiliárias.

Seu anúncio precisa chamar a atenção. Seu texto deve ser atrativo e conter o máximo de informações possíveis para se destacar na enxurrada de anúncios. Lá, o cliente entra em contato com a concorrência e seu imóvel deverá chamar ainda mais atenção do que os outros.

Mas não desanime, utilizar a geolocalização para atrair clientes pode alavancar suas vendas ou contratos de locação. O cliente pode ter muitas opções, mas aí é que seu trabalho de corretor pode fazer a diferença! Você vai indicar a melhor opção e mostrar a ele o que sua lista de imóveis tem de melhor. Ensinar o cliente a usar o recurso pode indicar qual o melhor negócio para ele fazer, de acordo com as necessidades e características que ele mais preza. Boa sorte!