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Você sabe como gerir uma equipe imobiliária?

É claro que este é um dos processos e atividades mais importantes que você, gestor ou líder, precisa colocar em prática. Afinal, a equipe é o motor da empresa.

Mas, somente isto não basta. Pois para que um motor funcione, tudo precisa estar perfeitamente em dia. Desde o combustível, até o mais escondido parafuso.

É claro que esta é apenas uma metáfora para que possamos entender o quão importante é gerenciar bem uma equipe de vendas ou administrativa, dentro de um núcleo maior.

E no caso de uma imobiliária, isto não é diferente. Afinal, apenas vender imóveis não basta para que o longo prazo seja próspero. É preciso preparar a base para que, assim, tudo funcione da forma certa.

E se o seu objetivo for transformar sua imobiliária em um ambiente produtivo e motivado, não deixe de acompanhar nosso passo a passo abaixo.

Vamos lá?

gerir uma equipe imobiliária

Gerir uma equipe imobiliária – Por onde começar?

Para entender como gerir uma equipe imobiliária, é mais do que importante partir de itens extremamente básicos. Ou seja, a produtividade não somente na motivação, no ganho extra ou em uma folga de “presente”. Ela está, também, em um bom planejamento e uma boa estrutura de metas e objetivos.

É claro que os itens que mencionamos anteriormente são importantíssimos e falaremos sobre eles durante o texto. Afinal, a equipe ainda é humana e, claro, tem necessidades humanas.

Mas, para que você possa extrair o máximo e o melhor possível de cada um dos colaboradores, não adianta querer ser um chefe que cobra ou que exige de forma incisiva. Isto, no longo prazo, não tem validade. Tudo que vai acontecer, é você perder sua equipe.

E por isso, separamos uma lista de características e ações que você poderá colocar em prática ainda hoje. Então, pegue caneta e papel para que possamos começar nosso estudo. Veja abaixo:

  • Comece com um bom plano de negócios – Saiba onde você quer chegar;
  • Estipule metas claras e objetivas para saber o que fazer;
  • Contrate um time com base nas necessidades criadas nas etapas acima;
  • Estabeleça uma cultura de metas – Não de horários;
  • Sua equipe precisa estar satisfeita e feliz – E isto vai muito além do trabalho;
  • É fundamental que haja propósito no trabalho;
  • Ofereça ferramentas profissionais e úteis – Isto não pode ser um problema;
  • A comunicação precisa ser muito clara;
  • Respeite as diferenças – Sua equipe não deve ser robótica;
  • Lidere a sua equipe – Não seja chefe;
  • Estimule o crescimento profissional do time – Cursos, palestras, eventos;

Falaremos sobre cada um destes itens de forma individual a partir de agora.

Comece com um bom plano de negócios – Saiba onde você quer chegar

O primeiro passo para que você possa gerir uma equipe imobiliária é, sem dúvida nenhuma, dar alguns passos atrás e partir de situações mais burocráticas. Ou seja, fazer o fundamento para que tudo possa crescer de forma orgânica, ordenada e alinhada.

Estamos falando do tão importante plano de negócios para imobiliária. Este é um documento que muitas pessoas acabam romantizando da forma errada e que pode, com certeza, fazer com que sua empresa dê certo ou não.

Por mais que um slide de Powerpoint ou uma planilha de Excel aceite qualquer tipo de informação e plano, isto não quer dizer que aquilo que você colocar lá, de fato, dará certo ou trará resultados.

Por isso, o plano de negócios da sua imobiliária precisa existir muito mais para que você tenha um norte e saiba o que fazer, do que para “prever” o futuro ou fazer qualquer tipo de futurologia.

O plano de negócios é um documento importantíssimo que ditará o ritmo das ações no médio e longo prazo. Pense sempre nisso!

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Estipule metas claras e objetivas para saber o que fazer

O segundo passo, é estipular boas metas para que a sua equipe possa, de fato, conseguir realizá-las.

Veja que gerir uma equipe imobiliária é muito mais uma questão de clareza nas operações, do que qualquer outro tipo de mágica que tire um coelho da cartola.

Por mais que lidar com humanos nunca é uma tarefa linear e simples, saiba que quanto mais você facilitar e deixar as coisas claras, melhores serão os resultados.

Estipular metas não significa afundar um colaborador de trabalho para que ele lute contra o tempo e resolva os problemas num passe de mágica. Pelo contrário!

Estipular metas ajudará você a, inclusive, contratar mais pessoas. Pessoas, estas, especialistas em suas funções e profissionais qualificados que poderão agir em metas pontuais.

Lembre-se que quantidade não necessariamente é qualidade. Você precisa encontrar uma forma inteligente de dividir as atividades, de acordo com o que sua imobiliária precisa e de acordo com as habilidades da equipe.

Veja aqui algumas dicas para motivar sua equipe, como conteúdo complementar.

Contrate um time com base nas necessidades criadas nas etapas acima

Outra questão importantíssima para gerir uma equipe imobiliária, é o fator contratações.

Contratar pessoas não é fácil. E contratar as pessoas certas, menos ainda. Mas, existe uma forma para que você consiga fazer isso de maneira profissional e segura. Esta forma é justamente o que mencionamos anteriormente: plano de negócios e metas!

É somente a partir destes dois cenários que você poderá trazer para dentro da sua imobiliária, quem realmente se encaixa no perfil para alcançar estes objetivos.

Afinal, se você não souber onde quer chegar e como chegar, como vai contratar alguém para fazer isto acontecer? Isto gera desequilíbrio e as contratações poderão ser equivocadas e desgastantes para você e para o funcionário.

Você terá de cobrar o funcionário por algo que ele não sabe fazer, e o funcionário ao mesmo tempo não saberá fazer, pois não sabe onde você quer chegar. Fica complicado, não é mesmo? Esta é a importância de, inclusive, contar com profissionais de recursos humanos para escolher os perfis certos e trabalhar com o alinhamento das estratégias.

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Estabeleça uma cultura de metas – Não de horários

Para gerir uma equipe imobiliária de maneira inteligente, você deve criar uma cultura que não precise ter cobranças simples e que geram desconforto, como horários, por exemplo.

Pense que quando você contrata um profissional para que ele realize uma atividade ou cumpra uma meta, você o está contratando para isso. E não para que ele seja um robô da sua imobiliária.

É claro que regras e limites precisam haver. Mas, isto certamente não será um problema quando a equipe for profissional e estiver motivada com um propósito maior do que simplesmente receber o salário do fim do mês.

Pense que quando você está contratando alguém, você não está fazendo um “favor” e, desta forma, o funcionário vira refém deste “favor”. Você está oferecendo uma troca: o tempo do profissional, pela resolução e alcance de uma meta específica.

Quando isto estiver alinhado, certamente você não terá problemas “chatos” para resolver, como um atraso, por exemplo. Afinal, se a meta estiver sendo alcançada e os objetivos cumpridos, o atraso não fará a menor diferença prática.

Não deixe o ego falar mais alto do que aquilo que realmente importa. Pense nisso!

Sua equipe precisa estar satisfeita e feliz – E isto vai muito além do trabalho

Nós já escrevemos aqui no blog algumas dicas para manter sua equipe imobiliária motivada. Mas, saiba que não há apenas uma ou duas formas de fazer isso. Pelo contrário.

Há inúmeras maneiras de construir um ambiente motivado, por um simples motivo: quem trabalha neste ambiente, são humanos. E os humanos, claro, tem suas particularidades e diferenças que precisam ser respeitadas.

E o segredo da motivação está justamente neste quesito: quanto mais você conseguir incentivar a pessoa através daquilo que a torna diferente, mais ela será motivada para trabalhar.

Um exemplo prático disso, é algum funcionário que não consegue render muito bem de manhã, pois passa a noite em claro devido ao filho recém nascido.

Por que não fazer com que este funcionário trabalhe só de tarde, para que ele cuide da vida dele em primeiro lugar para que, assim, possa render também no trabalho?

São estas pequenas atitudes individuais que podem fazer uma grande diferença na motivação do coletivo. Aquilo que pode ser bom para um, pode não ser para o outro. Pense sempre nisso!

É fundamental que haja propósito no trabalho

Você já pensou que, para haver motivação, é preciso ter propósito?

O ser humano é muito complexo e cheio de altos e baixos. E uma situação que é muito latente na vida de qualquer pessoa, é a questão do propósito. É preciso ter propósito para que os objetivos e sonhos possam ser realizados.

E veja bem: propósito não é apenas uma meta. Pode, sim, ser direcionado a uma meta. Mas é sempre preciso ter um algo a mais. O que aquela meta, quando batida, refletirá na vida de quem a bater? Qual o contexto disso tudo? O que vai melhorar? O que vai piorar?

Todas estas questões não podem ser respondidas do dia para a noite, pois há inúmeras entrelinhas para entendermos. Mas, um exemplo prático disso, são as questões humanas: realizar sonhos de clientes, ver eles felizes, ajudar a encontrar o produto ideal e participar da construção de uma vida, certamente pode ser levado como um propósito para que o trabalho renda de forma enérgica.

Gerir uma equipe imobiliária é, sem dúvida, procurar e encontrar propósitos.

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Ofereça ferramentas profissionais e úteis – Isto não pode ser um problema

Outro ponto importantíssimo para gerir uma equipe imobiliária de maneira profissional, é oferecer as melhores ferramentas e softwares imobiliários. Este passo já começa a entrar muito mais em questões práticas, do que mentais e psicológicas. Embora tudo esteja interligado. Afinal, um profissional sem ferramentas se sentirá desmotivado e desguarnecido. O que gera menos rendimento, claro.

Por isso, não hesite em investir no que há de melhor para que seus colaboradores possam se preocupar única e exclusivamente em uma coisa: o trabalho! Eles não podem ser limitados a realizar uma atividade por falta de equipamento ou ferramenta. Isto gerará uma carga emocional negativa e eles podem se sentir incapazes.

Então, ofereça um bom computador, um bom mouse, uma boa internet, um bom sistema, uma boa organização, etc. Pense nisso!

A comunicação precisa ser muito clara

Comunicação é, sem dúvida nenhuma, um dos fatores que mais geram retrabalho e problemas dentro de uma imobiliária (ou empresa no geral). Afinal, falar errado ou falar de maneira não clara, muitas vezes é pior do que simplesmente não falar. Quando você comanda alguma ação, aquilo vai gerar consequências que podem ser muito ruins, caso não feito da forma certa.

Então, busque sempre escrever ou falar tudo de maneira clara e mastigada. Não deixe o seu ego falar mais alto, a ponto de achar que o funcionário precisa simplesmente se virar e tentar entender o que você quis dizer. Quanto mais informações você der, melhor será o rendimento da equipe. E isto refletirá em todas as outras frentes que apresentamos até agora.

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Respeite as diferenças – Sua equipe não deve ser robótica

Respeitar as diferenças é um dos critérios mais importantes. É aqui que muitas vezes você vai “ganhar” a confiança e a colaboração no longo prazo da sua equipe. Então, enxergue sim sua equipe como um coletivo, mas jamais deixe de olhar para as individualidades. Os humanos não são iguais, nunca vão ser e sequer são obrigados a isso.

E quanto mais você demonstrar para o funcionário que se importa com ele de uma forma individual, mais ele se sentirá “abraçado” pela empresa e, claro, mais ele vestirá a camisa.

Lidere a sua equipe – Não seja chefe

E por fim, utilize o conceito de líder para gerir sua equipe. E não de chefe. Esta é uma dica clássica mas que nem sempre é fácil de ser colocada em prática. Afinal, ainda vivemos em um mundo onde há quem manda, e há quem escuta. Isto até funciona para gerar hierarquia, o que é importante. Mas na prática e no dia a dia, você não pode ser o chefe chato ou chata. Você precisa ser líder.

E para ser líder, tome a frente das situações, assuma culpas, ouça as dores, elogie na frente de todos e cobre individualmente, etc. Ganhe a confiança do colaborador para que ele ajude você a ganhar o que você busca: metas e objetivos, conforme tratados lá no primeiro tópico deste texto.