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Você já ouviu falar de conteúdo evergreen para imobiliárias? Este é um conceito muito interessante e muito importante para que você coloque em prática em sua estratégia de marketing digital imobiliário.

Afinal, é a partir de um conteúdo evergreen que você poderá fazer planos de mais longo prazo para obter autoridade e ser referência em um determinado assunto.

De maneira geral, um conteúdo evergreen é aquele que não tem prazo de validade. Ou seja, não há um limite de tempo para que uma pessoa o consuma.

Pelo contrário: o conteúdo terá a mesma relevância, importância e autoridade em qualquer período do dia, semana, mês ou ano.

No entanto, algumas dúvidas gerais também acabam surgindo com relação ao tema. E neste artigo, vamos tentar resolvê-las para que você possa ainda hoje começar a estruturar os seus conteúdos sem prazo de validade dentro da sua estratégia de marketing digital imobiliário.

Acompanhe!

Conteúdo Evergreen para Imobiliárias

Conteúdo evergreen para imobiliárias – O que é?

Como já entendemos na introdução deste artigo, um conteúdo evergreen para imobiliárias é um conteúdo que não tem prazo de validade.

Ou seja, ele tem alta durabilidade e pode ser consumido e aproveitado em todos os períodos do ano, sem problema nenhum. Por este motivo, este é um tipo de conteúdo que deve ter uma presença muito grande em qualquer estratégia de marketing de conteúdo.

Afinal, o marketing de conteúdo leva um certo tempo até trazer resultados. E você precisa ter ciência deste longo prazo em tudo que você colocar em prática.

De maneira geral, um bom conteúdo evergreen é aquele que você poderá escrever hoje, mas se alguém ler daqui a cinco ou dez anos, ele ainda será útil.

Um bom exemplo de conteúdo evergreen, poderia ser o seguinte: “como pentear o cabelo sem dar nó”. Por mais que o tempo passe, este tipo de conteúdo ainda terá algum tipo de relevância. Afinal, sempre poderá ter alguma pessoa com dúvida de como realizar este procedimento.

Porém, existem algumas regrinhas importantes para que você aproveite todo o potencial do conteúdo evergreen para imobiliárias. Afinal, não basta simplesmente sair produzindo conteúdo sem nenhum tipo de parâmetro, não é mesmo?

Pense o seguinte: quando escrevemos um conteúdo, nós precisamos falar o que as pessoas estão buscando ouvir. Então, para produzir o conteúdo sobre “como pentear o cabelo sem dar nó”, é fundamental entender o seguinte:

  • Quem será o público?
  • Quem será a persona?
  • Como falar com estas pessoas da maneira certa?
  • Como se conectar com a audiência de maneira efetiva?

E, a partir destas perguntas, uma série de outras possibilidades se abrem. Portanto, continue lendo para entender como elaborar bons conteúdos sem prazo de validade para sua imobiliária e veja a importância que eles têm dentro de sua estratégia.

Conteúdo Evergreen para Imobiliárias

A importância dos conteúdos evergreen em uma estratégia vencedora de marketing digital imobiliário

Até aqui, você já pôde perceber que um conteúdo evergreen para imobiliárias nada mais é do que um conteúdo sem prazo de validade. Ou seja, é um conteúdo que poderá ser consumido a qualquer momento por um prospecto da sua empresa.

De forma geral, isto já soa muito interessante. Afinal, produzir um conteúdo que dure “para sempre” é algo a se considerar. Dar o impulso para a roda continuar girando por muito tempo é o que todos nós queremos.

E isto não só é benéfico, como é possível.

Hoje em dia com o uso da internet cada vez mais em alta, as pessoas vão buscar cada vez mais por respostas no Google. Porém, o Google em si só oferece a ferramenta. Quem dá as respostas, de fato, são as pessoas que produzem conteúdo na internet, assim como este artigo que você está lendo neste momento.

Partindo desta lógica, vale entender que quanto mais cedo começarmos a investir em marketing de conteúdo, mais relevante a nossa marca será no médio e longo prazo: para as pessoas e para o Google.

Afinal, o algoritmo leva um tempo até entender o tipo de conteúdo que determinada empresa está produzindo. Porém, quando ele entende, tudo começa a ficar mais simplificado.

E, se daqui a dois, três ou quatro anos o seu conteúdo obter um bom ranking no Google, você não vai querer que ele esteja desatualizado, não é mesmo?

Neste caso, o conteúdo evergreen é fundamental. E traz com ele alguns ótimos benefícios, como:

  • Alta capacidade de gerar autoridade para a sua imobiliária – Sempre em evidência;
  • O posicionamento nos motores de busca é muito reforçado com conteúdos evergreen;
  • Seus conteúdos se tornarão referência para outras pessoas e potenciais clientes;

Abordaremos cada um destes tópicos a partir de agora, de uma forma um pouco mais aprofundada. Assim, você conseguirá aprofundar também o seu estudo sobre o tema e, quem sabe, começar ainda hoje a sua produção de conteúdos evergreen.

Vamos lá?

Alta capacidade de gerar autoridade para a sua imobiliária – Sempre em evidência

O primeiro excelente benefício que os tipos de conteúdo evergreen para imobiliária nos oferece, é a alta capacidade de gerar autoridade. Ou seja, a sua imobiliária terá muito mais relevância para as pessoas com o passar do tempo, ao passo de que cada vez mais os conteúdos que você produz são consumidos.

Mesmo que de maneira inconsciente, as pessoas passam a considerar a sua marca uma autoridade em determinado assunto. E isto é fantástico para que as estratégias de marketing possam, então, entregar os resultados que tanto buscamos.

Certamente você já ouviu aquela frase: “quem não é visto, não é lembrado”, certo? Esta frase é um clichê do marketing e da publicidade. E por mais que ela seja simples, há um grande valor intrínseco embutido nesta afirmação.

Veja que esta frase é muito antiga e já podíamos ouvir ela há muitos anos, sem nem mesmo contarmos com o crescimento exponencial da internet. Porém, ela nunca foi tão atual. Podemos, inclusive, dizer que ela é uma frase evergreen: não tem prazo de validade.

Com o crescimento constante da internet, cada vez mais as marcas estarão posicionadas na internet. Logo, a concorrência para disputar as primeiras posições do Google também aumentará.

E por isso, construir conteúdos que não tenham prazo de validade, que sejam completos, didáticos e com um bom SEO, certamente é um dos caminhos mais promissores para construir credibilidade e autoridade para a sua imobiliária com o decorrer dos anos.

Você terá o poder de gerar uma legião de seguidores e fãs que darão tamanha importância e relevância ao seu conteúdo, que o crescimento orgânico será uma consequência disso.

Conteúdo Evergreen para Imobiliárias

O posicionamento nos motores de busca é muito reforçado com conteúdos evergreen

O conteúdo evergren para imobiliárias é um dos fatores primordiais para que o Google entenda que determinado assunto pode ser interessante para uma pessoa e, consequentemente, ranqueie a sua empresa.

É claro que esta não é uma regra de SEO que faz ou não um conteúdo ranquear. Porém, devemos lembrar que um fator de ranking não é apenas uma ótima estrutura otimizada.

É, também, produzir um ótimo conteúdo, que entregue tudo aquilo que as pessoas estão buscando. Quando o Google entende isso, a “mágica” simplesmente acontece.

A relevância que o buscador dá para um conteúdo evergreen é muito grande. Afinal, imagine que você publique um conteúdo hoje. Agora, imagine que daqui a cinco anos uma pessoa encontre este conteúdo e ele é útil a ela.

O que o Google pensa sobre isso? De maneira básica, ele vai pensar: “o conteúdo é antigo, mas entrega o que as pessoas buscam, então vou manter ele bem posicionado”.

O Google quer entregar a melhor experiência possível ao usuário. E para que isto aconteça, ele conta (e muito) com um bom conteúdo.

Os melhores conteúdos sempre vão estar em uma posição melhor na plataforma. Por isso, pensar em conteúdos sem prazo de validade é tão importante: você nunca saberá quando o conteúdo vai ou não ranquear de maneira mais eficiente.

Veja também: Ideias de Conteúdo para Blog Imobiliário – 12 Ótimas Ideias

Seus conteúdos se tornarão referência para outras pessoas e potenciais clientes

Este talvez é um dos melhores benefícios que um conteúdo sem prazo de validade pode nos dar: ele nos torna referências! Para ser referência em um assunto, o processo é longo.

Ou seja, leva tempo até que as pessoas consigam assimilar que determinada empresa é a melhor para tratar sobre determinado assunto. E por isso, ter conteúdos perenes na internet é um caminho importantíssimo para a sua estratégia de marketing e posicionamento.

Quando um usuário encontra um conteúdo que ajude ele de alguma forma, ele se tornará “grato” por esta ajuda. Mesmo que de maneira inconsciente.

E isto fará com que ele considere a sua marca imobiliária em todos os outros processos de decisão de compra no futuro. Inclusive, ele se tornará um prospecto com alto potencial de fechar um negócio.

Veja também: Como prospectar clientes no mercado imobiliário

Conteúdo Evergreen para Imobiliárias

O que acontece com conteúdos que não são evergreen? Será que você deveria evitá-los?

Até aqui, entendemos a importância de produzir conteúdos que são perenes. Ou seja, sem prazo de validade. Mas, o que acontece com aqueles conteúdos que não são perenes e têm prazo de validade? Este tipo de conteúdo é ruim para a sua imobiliária?

A verdade é que não. Só por um ser bom, não significa que o outro é ruim. E vamos entender mais sobre isso a partir de agora. Veja só.

Um conteúdo que não é perene, ou seja, que tem prazo de validade, é um conteúdo que deve ser consumido dentro das próximas horas ou no máximo, dias. Um exemplo disso, são as notícias. Uma notícia daqui a dois, três o quatro dias, já não tem a mesma relevância que teria no dia que ela saiu.

O conteúdo não perene atrai um público que está buscando por um assunto naquele momento.

E você pode, com certeza, considerar este tipo de conteúdo na sua estratégia de marketing digital imobiliário. Caso você tenha um portal de notícias no seu site imobiliário, esta será uma ótima oportunidade de aproveitar os conteúdos não perenes.

As chances de você ranquear com um conteúdo quente e em alta, são relativamente grandes. Principalmente se você já tem algum tipo de relevância na sua área de atuação e uma autoridade em seu domínio imobiliário.

Conteúdo Evergreen para Imobiliárias

Como produzir conteúdos imobiliários sem que eles tenham prazo de validade (artigos, vídeos e redes sociais)

Vamos para a prática? Até aqui, entendemos o quanto é importante manter bons conteúdos sem prazo de validade no seu blog imobiliário, canal do YouTube e redes sociais.

Mas, e como você pode produzir um conteúdo neste formato? Antes de mais nada, é importante entender que não existe uma receita ou fórmula mágica. O que existe, é um método.

Este método pode ser pautado em diversos tipos de conteúdo que ajudem a resolver um problema de um usuário (prospecto).

Por isso, opte por conteúdos que ajudem as pessoas a resolverem alguma questão específica, um passo a passo, um guia, um tutorial, etc.

Lembra do exemplo de “como pentear o cabelo sem dar nó”? Pois é, é justamente este o tipo de conteúdo que você deverá construir ao redor da sua marca imobiliária. Obviamente, dentro do seu nicho.

Veja alguns exemplos do que considerar para produzir bons conteúdos perenes:

  • Ensine alguma coisa que as pessoas usam ou precisarão usar no dia a dia delas;
  • Instigue a curiosidade das pessoas com títulos criativos e com o uso de gatilhos mentais;
  • Nunca deixe de atualizar o conteúdo – Isto traz ainda mais autoridade para sua marca;
  • Demonstre como usar softwares específicos da área imobiliária;
  • Fale sobre assuntos financeiros e planejamento para aquisição de imóveis;
  • Monte um glossário com termos relacionados ao mercado imobiliário para elucidar as dúvidas gerais de um prospecto;

Estes são apenas alguns exemplos de como você deve agir perante a construção de conteúdo evergreen para imobiliárias.

O mais importante é ser didático e resolver o problema específico que você se propôs a resolver no início do conteúdo. O aprofundamento pode acontecer, mas isto precisa ficar claro de alguma maneira ainda no início do material.

Aproveite toda a capacidade de gerar vendas com este tipo de conteúdo e bons negócios!