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Você sabe como criar uma persona para o seu negócio imobiliário? Não? Então fique tranquilo! Pois em nosso artigo de hoje nós vamos lhe ensinar tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Para que, dessa forma, você possa criar a melhor persona possível para o seu negócio, aumentando ainda mais as suas vendas.

Afinal, sabemos que de nada adianta investirmos em conteúdos e assuntos vagos, sem apontamento para alguém de fato. Mas sim, é preciso pensar em quem lerá todos as suas publicações, bem como é essencial considerar que tipo de impacto isso gerará em cada uma dessas pessoas.

Portanto, te convidamos a seguir o nosso guia completo de hoje para saber mais sobre o assunto. Vamos lá?

 

persona criativa

 
 

O que é uma persona?

 

Uma persona nada mais é do que um tipo de representação (fictícia, claro) do seu cliente ideal. Baseando-se em dados reais sobre os comportamentos e características de todos aqueles clientes que lhe acompanham, por exemplo. A partir da sua persona, é possível criar histórias pessoais, motivações, preocupações, objetivos, etc.

Esta definição de persona está intimamente relacionado com o seu público alvo. Embora, é importante frisarmos que estamos tratando de duas coisas diferentes, ok? O seu público alvo diz respeito as pessoas que você procura impactar. Exemplo: Homens e mulheres, da idade X até a idade X, etc.

Enquanto que a persona trata-se de um único cliente ideal, como por exemplo: Ricardo, 35 anos, formado em Recursos Humanos, gosta disso e daquilo, etc.

Dessa maneira, você precisará enquadrar o Ricardo dentro do leque maior de pessoas, que são o seu público alvo de fato. Certo? E assim, poderá gerar uma proximidade maior com os seus potenciais clientes, gerando mais empatia, vínculo e, obviamente, fechamentos de contratos efetivos.

 

Por que é importante saber como criar uma persona?

 

Saber como criar uma persona é imprescindível para elaborar uma estratégia de marketing digital que seja realmente interessante e bem feita para o seu negócio. Afinal, ela se trata de um importante direcionamento para a forma como você “conversa” com os seus clientes, pelo meio virtual. E assim, as chances de você ter sucesso só aumentam.

Sem este personagem, digamos, definido, torna-se impossível você caminhar dentro de suas estratégias de uma maneira assertiva e dentro de uma direção consistente. Pois, pare e pense: de que adianta você falar de carne pra um público vegetariano? Pois é!

 
 

Portanto, os benefícios – e as razões – da criação de uma persona envolvem os seguintes pontos:

  1. Você saberá qual conteúdo precisa criar para atrair mais clientes e gerar mais vendas.
  2. Definirá o estilo de “conversa”.
  3. Poderá desenhar estratégias de marketing mais focadas em seus clientes reais.
  4. Saberá quais questionamentos precisa responder na produção dos seus conteúdos.
  5. Saberá o que os seus potenciais clientes buscam na internet, podendo atraí-los com mais coesão.
  6. Gerará mais empatia para com o seu cliente.
  7. Fortalecerá os vínculos com os seus prospectos, transformando-os em leads e, mais tarde, em clientes efetivos.
 

como criar uma persona

 

 

 

Como criar uma persona?

 

Antes de qualquer coisa, preste atenção a base de clientes que você já possui. Pois ela poderá ser uma ótima fonte de investigação para a criação da sua persona. Afinal, você poderá tanto retirar informações dos seus clientes satisfeitos, quanto dos seus clientes insatisfeitos. Gerando um leque de possibilidades mais interessante.

Pois não há melhor meio de descobrir quem é o seu cliente ideal, do que a partir dos seus próprios clientes, concorda?

Dessa maneira, não deixe de acompanhar o nosso passo a passo de como criar uma persona e impacte ainda mais resultados. Portanto, com lápis e papel na mão, é hora de traçar o seu cliente ideal.

 

1- Quem é o seu potencial cliente?

 

Você tem em suas mãos o seu Instagram, ou qualquer outro tipo de mídia social, onde entra em contato com os seus clientes e eles interagem com você? Ótimo!

A partir daí você já poderá investigar quem é o seu cliente ideal. E isso diz respeito a faixa etária que mais demonstra interesse nas suas publicações, bem como o sexo destas pessoas.

Assim você poderá começar a estipular uma média destes seus clientes, criando o ideal. Da seguinte maneira:

  • Idade:
  • Cargo:
  • Sexo:
  • Relacionamento:
  • Onde estes clientes moram?
  • Que tipo de ferramenta eles utilizam para interagir com você?

É claro que você poderá estipular outros fatores e dados importantes para encontrar o seu cliente ideal. Estas são apenas algumas opções que podem ser preenchidas.

 

criando uma identidade pessoal

 

 

 

2- Que tipo de assunto ele se interessa?

 

Visto o tópico acima, é hora de pensar em quais assuntos o seu cliente ideal se interessa.

Sim! Você precisa sim dar uma stalkeada (vasculhada) no perfil dos seus clientes. Assim, poderá reconhecer os tipos de assuntos que mais compartilham, conversam e escrevem sobre. Gerando uma proximidade ainda maior de sua persona.

 

3- Quais hábitos ele possui?

 

Quais são os hábitos dos seus clientes? Eles praticam exercícios? vão bastante ao cinema? Gostam de viajar? Enfim! Crie uma lista de hábitos notáveis que mais se repetem entre aqueles que já estão com você.

 

4- Qual o nível de instrução do cliente?

 

E quanto a formação do seu cliente? É Ensino Médio? Ensino Superior? Pense no nível de instrução do mesmo para saber qual a complexidade das informações que você disponibilizará em seus conteúdos na internet.

 

5- Quais são os objetivos do seu cliente? E quais são os seus desafios?

 

Os seus clientes têm sonhos, e é seu dever tentar compreender quais são. É claro que você não poderá ter uma compreensão a fundo deste tipo de informação, mas poderá sim traçar algo superficial que sirva de “caminho” para você.

6- O que e/ ou quem influencia as decisões do seu cliente?

Quais influenciadores os seus clientes seguem? Como é a interação entre eles? Enfim! Busque sempre saber o que os seus clientes estão vendo e buscando na internet. Para que os potenciais clientes encontrem as respostas para estas buscas, no seu conteúdo.

Observação importante: É claro que estas 6 dicas acima dizem mais respeito ao fato de você já ter um público consolidado, mesmo que pequeno. Porém, nada te impede de fazer este mesmo tipo de pesquisa para saber como criar a sua persona sem nunca ter efetivado uma venda. Neste caso, você pode se atentar aos seus concorrentes no mercado, observando a linguagem do mesmo e as interações que eles possuem. E depois é só seguir a mesma estratégia!

 

planejando uma persona

 

 

Respondido os questionamentos, é só criar a sua persona!

 

Com tudo em mãos, agora é hora de criar a sua persona, de fato. Para isso, acople as suas respostas e pesquisas e tente criar um perfil de cliente ideal. Escreva uma história! Contando um “quem sou eu”, “o que eu quero”, “onde estou” e “onde quero chegar”. Assim você saberá qual será o norte de criação dos seus conteúdos.

 

Impacte a sua persona pelas redes sociais!

 

Agora que você já sabe como criar uma persona, nós temos uma dica bônus: utilize ferramentas de Integração de Mídias Sociais para impactar ainda mais os seus prospectos. Criando publicações persuasivas e certeiras.

Clique aqui e conheça esta plataforma que alavancará ainda mais o seu crescimento no mercado imobiliário. Pois uma coisa é certa: com a persona desenhada, o seu limite será apenas o céu!