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O benchmarking imobiliário é uma ferramenta muito importante para acompanharmos o mercado como um todo e o comportamento de nossos concorrentes. Afinal, a partir deste processo, podemos ter uma visão mais aprofundada acerca de mudanças e atitudes que podemos tomar a fim de alavancar ainda mais o nosso negócio.

Desse modo, é essencial que saibamos cumprir este procedimento da melhor maneira possível. E nós da Ville Imob estamos aqui para te ajudar. Acompanhe o nosso guia completo para saber mais.

O que é benchmarking imobiliário?

Em linhas gerais o benchmarking imobiliário nada mais é do que um acompanhamento do desenvolvimento e desempenho os concorrentes do mesmo segmento. Isto é, você avaliará os pontos fortes e fracos da sua concorrência, podendo estabelecer termômetros para o seu próprio negócio a partir deste estudo.

Afinal, podemos aprender – e muito – com aqueles que concorrem conosco, não é mesmo? E isso vale tanto para atitudes novas que precisamos tomar para incrementar o nosso empreendimento, quanto para atitudes negativas que devemos evitar.

benchmarking imobiliário

Por que é importante fazer o benchmarking imobiliário?

Simplesmente porque é a partir dele que poderemos tratar novas estratégias e caminhos interessantes para o nosso próprio crescimento no mercado imobiliário. Uma vez que será possível mensurar quais padrões de desenvolvimento do empreendimento são interessantes para a nossa alavancagem no mercado.

Afinal, como saber em qual direção seguir sem ter uma “régua” que meça os resultados de nossos concorrentes? Como saberemos que estamos ou não no caminho certo se não há nenhuma forma de compararmos com outros empreendimentos do mesmo segmento que o nosso? Pois é!

Como fazer o benchmarking imobiliário?

Que o benchmarking imobiliário é importante, isso já nos ficou claro. Porém, como fazê-lo da melhor forma possível? Para isso é necessário que você siga algumas considerações imprescindíveis.

Mas, vale salientarmos que não existe uma “sequência” a ser seguida. Mas sim, que estes pontos abaixo são igualmente indispensáveis, podendo ser feitos em uma base cronológica como for melhor para você.

1- Analise os pontos fortes e fracos de sua concorrência

É muito importante que você pare para analisar todos os pontos fortes e fracos da sua concorrência. E isso diz respeito à forma como ela se posiciona na internet, o engajamento que possui com os seus seguidores, dentre outros fatores.

Uma vez que assim você poderá ter uma visão geral do que pode realmente funcionar dentro do mercado, bem como do que pode prejudicar a sua marca. E assim, será possível trabalhar para incrementar os pontos positivos no seu próprio negócio.

2- Observe o atendimento ao consumidor

Dentre os pontos importantes que você deve observar com relação ao seu concorrente, temos o atendimento ao consumidor. Claro que não é possível saber como este atendimento é feito dentro do estabelecimento do concorrente, mas você pode observar este comportamento no meio digital.

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Observe se as respostas ocorrem de uma maneira ágil e eficiente, bem como você pode avaliar os meios de comunicação disponíveis para os clientes. Afinal, quanto mais meios a empresa possui, melhor pode ser o seu atendimento.

3- Atente-se para as estratégias de marketing

Que estratégias de marketing o seu concorrente está utilizando? Ele possui um site imobiliário? Ele tem uma presença considerável nas mídias sociais? O engajamento dele é interessante? E como são feitas as fotos e descrições dos imóveis?

Você precisa observar toda a estratégia e todo o posicionamento do seu cliente na internet. Pois assim poderá mensurar técnicas que possam ser positivas para o seu negócio também. Pautando-se em atitudes que mostram resultados para outras imobiliárias, e assim, você poderá se inspirar nestes pontos, alavancando o seu negócio.

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4- Compare da forma correta

Quando falamos em benchmarking imobiliário, não estamos falando de uma comparação no sentido de “quem faz o que”, ok? Mas sim, estamos falando de uma comparação saudável, onde você possa enxergar pontos de melhoria para o seu negócio.

Isto é, nem sempre o que o seu concorrente está praticando no mercado é, de fato, uma opção interessante para o seu negócio. Pois ambos os empreendimentos contêm características únicas e singulares, que precisam ser levadas em consideração quando você estiver trabalhando a imagem da sua marca.

5- Faça uma auto-análise crítica

Durante toda esta avaliação, é essencial que você também faça uma auto-análise crítica. Mas, isso não significa que você precisa simplesmente elencar apenas os pontos “fracos” do seu negócio, hein?

Pelo contrário, você pode sim enaltecer aquelas atitudes positivas que realmente geram resultados satisfatórios para a sua imobiliária. E poderá, inclusive, pensar em estratégias que alavanquem ainda mais estes pontos positivos.

Do mesmo modo poderá visualizar os déficits presentes no seu negócio, a fim de trabalhá-los da melhor maneira possível.

Quando pensamos em auto-avaliação crítica, estamos pensando em um olhar mais aprofundado para o seu negócio, que observe todos os pontos a serem melhorados e todos aqueles que já estão ótimos. A fim de que você tenha uma visão ampla de tudo que tem feito, podendo apontar para si mesmo os erros que precisam ser extintos e os acertos que precisam ser repetidos. Pautando-se, obviamente, na sua pesquisa de mercado.

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6- Mantenha um acompanhamento regular

Não adianta fazer este pente fino a cada um ano apenas, ok? É preciso ter uma regularidade. Pois o seu concorrente pode simplesmente encontrar uma nova estratégia que faça com que o mesmo passe na sua frente, e você nem saberá.

Portanto, acompanhe de perto o desenvolvimento do mercado. Saiba quando agir e quando precisa “segurar as rédeas”. Acompanhando o que acontece em sua volta você poderá dar passos mais concisos em seu empreendimento.

Trabalhe o seu tempo ao seu favor

Além de fazer o benchmarking imobiliário do seu negócio, é essencial que você trabalhe o seu tempo. Afinal, a otimização de tempo é crucial para acompanhar o mercado de um modo eficiente.

Para isso, aposte em softwares que lhe auxiliem na organização do seu trabalho. Nós da Ville Imob temos diversas ferramentas interessantes para você, como a Integração Social e Software de Gestão.

A partir destas plataformas você poderá economizar tempo no seu dia a dia, podendo se dedicar ao acompanhamento de mercado. Clique aqui para saber mais e utilize a tecnologia ao seu favor.